29 Ago 12
As lamúrias do costume
Jose Manuel Barroso

Um jogo menos bem conseguido, um resultado dececionante, três pontos perdidos em casa. Irrita qualquer adepto, eu incluído nesse rol. Mas, apesar disto tudo, excluo-me do rol dos lamurientos, dos negativistas e dos masoquistas. Sou assim, porra! Astral alto, aberto às críticas mas não bebé chorão, mais de cerrar os dentes, quando as coisas correm mal, e seguir em frente.

Sou mau sportinguista, eu sei. Deveria arranhar-me, torcer os olhos em desespero, achar que o mundo acaba num jogo, partir à desfilada contra dirigentes, técnicos, jogadores etc. Dizer hoje uma coisa, amanhã outra e depois o seu contrário. E concordar com o meu colega de bancada que, na segunda à noite, lamentava, dominado pela emoção, não termos o Acosta ou o Liedson. (Quando o olhei e lhe lembrei que o Liedson esteve muitas e muitas jornadas sem marcar, que o Ricky na primeira temporada de Sporting marcou mais golos que o Liedson e o Acosta nalgumas das suas épocas e que nos primeiros seis meses se chamavam todos os nomes a um Acosta que parecia deceção - ele parou o seu linguajar e concedeu: «pois é, a gente esquece isso»).

Pois é, esquecemos. Ficamos impacientes ao menor obstaculo, a nossa tão afirmada fé torna-se num bruaha enraivecido e dá lugar à dúvida e à auto-mutilação. Temos ou não temos fé? Somos ou não somos fortes para ultrapassar as dificuldades? Muitos de nós somos assim-assim, como todos os inseguros. E transmitimos essa insegurança para aqueles que amamos. Somos o Sporting, dizem os nossos detratores. Seremos? Eles agradecem.

Tags: ,

comentar
12 comentários:
De paulo ramses a 29 de Agosto de 2012 às 15:18
Boas adeptos do Grande SPORTING C.P . :
Pois é caríssimo José Manuel Barroso, você até tinha razão se por acaso fosse só um problema do Ricky não estar a marcar, mas o problema é muito superior a isso, e não se vai conseguir resolver de um dia para o outro, infelizmente preparemo-nos que o sofrimento a azia veio para ficar. Não temos sistema tatico não temos velocidade nem dinâmica o que temos é vontade de ganhar mas isso não chega, diriam vocês que pessimista este leão, mas é a verdade e só não vê isso que não quer. Queimamos mais uma pré época, nunca Sá Pinto se preocupou em construir um onze base durante os jogos da pré época, tanto nos amigáveis como agora a doer, jogamos devagar devagarinho e parados e tudo ao molho e fé em deus. Antes não tínhamos ovos logo os treinadores não podiam fazer omeletas , agora ninguém pode dizer que a gente continua sem ovos, mas infelizmente não temos cozinheiro, quanto a mim e sempre disse isto, principalmente depois da final da taça de Portugal, com o Ricardo coração de leão, está-se a perder um bom adjunto e nunca ganharemos um bom treinador, e para mal dos meus pecados as próximas semanas vão me dar razão.
Saudações leoninas
Paulo Ramses76


De Fernando Albuquerque a 29 de Agosto de 2012 às 17:37
Estava para comentar esta crónica. pois o Sr. José Manuel Barroso. não gosta que os sportinguistas digam o que lhes vai na alma, ou seja demonstrar a sua tristeza pela má prestação do SCP no inicio deste campeonato. Quem assistiu ao jogo via TV e ouviu o relato na Emissora Nacional, teve a possibilidade de ouvir a forma como os comentadores denegriram a imagem do nosso clube. É verdade que jogámos mal e até me apetece dizer que houve jogadores que pareciam que nunca tinham jogado juntos, pois foram tantos os lances perdidos que faz-me lembrar os tempos em que íamos à pastelaria lá do sitio e arranjávamos 11 voluntários para irem jogar futebol. Eu sei que estou a exagerar, mas a nossa prestação nesta malvada segunda-feira foi péssima.

Qual o culpado desta " desgraça" ? Não sei e espero que nos próximos jogos tudo volte à normalidade . pois tudo o que têm demonstrado em campo é muito pouco para quem quer lutar pelos primeiros lugares da liga.

Termino dizendo que estou de acordo com o seu comentário.

Esquecer o que se passou na segunda-feira não me ajuda a gostar mais ou menos do SCP , pois o que desejo é que todas as semanas
tenhamos as alegrias que apenas alguns vão tendo. São muitos anos de jejum e eu sendo um sócio com mais de 6o anos de associado, quando entrei para esta colectividade . o meu SCP ganhava e perdia campeonatos, mas era um regalo ir aos estádios
ver os nossos atletas defenderem a sua camisola. O que eu vi e tenho visto ultimamente é falta de querer e de ambição e não me digam que os jogadores não têm qualidade. pois muitos são internacionais nos seus países.

A esperança é a última coisa que nos resta , pois não acredito que esta situação se mantenha eternamente. Desde a pré-época que
tenho sentido falta de tudo nesta equipa, pois neste últimos DOIS MESES, os progressos não são visíveis e vi ontem um BRAGA, com muito querer e ambição e com muita classe a ganhar a eliminatória. factores que tem faltado à nossa equipa.

Saudações leoninas Fernando Albuquerque






De Jose Manuel Barroso a 1 de Setembro de 2012 às 20:11
Meu caro confrade: eu não sou censor de ninguém, nem o zelador do sportinguismo de outrém está a fazer confusão com o facto de eu - também - ter opinião, que, alguns, quando estão em desacordo com ela interpretam de forma errada. Posso ter a MINHA opinião, ou não?
O que eu critico, por vezes, é o facto de alguns sportinguistas estarem sempre a dar pancada no nosso clube, nos nossos jogadores e nos nossos dirigentes - mal alguma coisa corre mal. O que eu critico é esta cultura de negativismo, que tanto tem contribuído para instalar a descrença, a desunião e a instabilidade, uma das raízes dos nossos males (a meu ver, se me dão licença).


De Fernando Albuquerque a 1 de Setembro de 2012 às 23:32
Prezado confrade

Eu peço desculpa em insistir, mas eu não mencionei nomes de culpados, pelo mau desempenho que o SCP tem tido desde o inicio desta época. Aliás, o último jogo no Estádio Nacional, foi quanto a mim um mau pronúncio para esta temporada. E se for formos sérios nas nossas críticas aos jogos efectuados na presente Liga a verdade é que se nota uma falta de ambição e de querer em alguns jogadores incompreensível. Continuo a dizer que não posso admitir que o SCP perca pontos em casa com ninguém e muito menos com equipas que lutam para não descerem de divisão. Eu sei que são 11 jogadores contra igual número, mas uma equipa que pretende lutar pelos lugares cimeiros, não pode perder pontos desta forma. Já o jogo em Guimarães foi mau e aí perderam-se dois pontos, quando a equipa local está de rastos como se viu hoje e no Dragão.

A pergunta que lhe faço, se me permite, é se o SCP tem ou não tem matéria-prima para fazer uma boa equipa ? E aqui é que está o buzilis da questão, pois os Sportinguistas como eu pensam que de facto temos jogadores com qualidade para ser possível lutar pelos primeiros lugares da tabela classificativa e não aceitamos que se percam pontos ao desbarato, pois assim será mais um ano a juntar a tantos outros que vimos passar o "comboio " em Alvalade e o que pretendemos é que ele pare no nosso estádio.

Nunca na minha vida fui negativo na minha forma de viver, pois o que eu quero para o meu SCP é que seja melhor que os outros e se não for possível igual, agora ser denegrido constantemente e enxovalhado, peço desculpa mas não é isso que pretendo para o meu clube. E lá diz o ditado popular quem não se sente não é filho de boa gente e por isso vou continuar a apoiar e a criticar quando for caso disso.

Saudações leoninas Fernando Albuquerque
busilis


De José de Pina a 29 de Agosto de 2012 às 16:50
Meu caro José Manuel Barroso, em relação ao Ricky dou-lhe razão. Em relação às lamúrias digo-lhe apenas isto: eu sou do Sporting Clube de Portugal clube que já tem inumeros titulos nacionais, não sou do Braga ou do Guimarães para me contentar com "anos zero" e outras tretas. Digo-lhe com todo o respeito, se todos os sportinguistas fossem como o senhor, o Bettencourt ainda era presidente, o Costinha director, o Paulo Sérgio treinador, o Maniche era o patrão do meio-campo, o nosso ponta de lança titular seria o Saleiro, Grimi defesa esquerdo etc, etc. Essa do temos de apoiar é um mito urbano. Temos de apoiar o quê? Eu apoio é o Sporting e uma cultura de exigência e qualidade. A equipa não está a jogar nada. Os jogadores não sabem o que fazer em campo, se isto não tem a ver com o treinador então não sei para que serve um treinador. O Peseiro em dois meses pôs o Braga a jogar futebol. Viva o Sporting. Saudações Leoninas


De Jose Manuel Barroso a 1 de Setembro de 2012 às 20:16
Vamos a ver se eu me entendo, no delírio dos seus argumentos (escrevi delírio, porque são uma abusiva, porque ficcionada projeção do que seria o meu pensamento). Nunca escrevi nada disso, nem penso isso. Mas, já agora, deixe que lembre uma coisa, a propósito do seu elogio aos 2 meses de Peseiro no Braga: recorda-se do que foi a relação de Peseiro com os sócios do Sporting? É bom ter memória, né?
Abraço e SL


De José de Pina a 2 de Setembro de 2012 às 18:35
Meu caro José Manuel
O que eu disse foi com emoção mas com respeito. O que eu quis dizer com o Peseiro podia dizer o mesmo do JJ quando entrou para o Benfica: isto de ter de se dar tempo a um treinador para que uma equipa comece a jogar futebol é uma valente treta que só se fale no Sporting. Quantos treinadores por esses campeonatos fora não são campeões logo na 1ºépoca? O que eu quero dizer é que o SPorting não é clube (dimensão enorme) para estar sem ganhar um campeonato mais de seis anos, no máximo! Não pode ser! E muitos sportinguistas continuam com a conversa do apoiar, e do projecto para três anos, etce, bla bla bla. E somos diferentes e blá e blá...O Porto já teve o seu ciclo terrivel sem ganhar (19 anos) o Benfica tb já teve o seu ciclo (11 anos) então e nós já entrámos noutro ciclo outra vez? Não pode ser!
Abraço SL


De leao do norte a 29 de Agosto de 2012 às 17:16
O problema é liderança e quando não existe liderança forte, a escada da hierarquia fica abalada.
Penso que o presidente teve que levar com o Pereira Cristovão contra a sua vontade , (falta saber as razões,) depois foi este que tratou da vida ao Domingos para meter o Sá Pinto e ter as claques na mão. Com a saida do P Cristovão ( nunca devia ter entrado ) o Sá Pinto perde "força " fica refém do presidente que tem um um estilo demasiado amador para o futebol de hoje.
Tambem sabemos que o Sa Pinto não é um santo de altar e nao sabemos o que se passa nos treinos , os jogadores podem estar fartos dele quem ja bateu em treinadores e colegas pode ser exagerado com o poder de lider e os jogadores podem nao ter pachorra para certas atitudes .


De Leoarmitage a 29 de Agosto de 2012 às 19:07
Para alguns de nós sportinguistas, o problema não está no avançado, é exclusivo do treinador, a tactica está errada, continuamos com o eterno problema de ninguem levar a bola, não sei o que passa (de novo) com o Rinaudo, até o Carriço (para mim) é melhor que o Adrien e Gelson, continuam a insistir para que assine, O nosso SCP não pode estar dependente destes jogadores mediocres, quer ir de novo para Coimbra, ainda está ai!!!!!


De Marco Silva a 29 de Agosto de 2012 às 22:38
Lamúrias do costume para problemas do costume ou, problemas do costume dão em lamúrias do costume.
Enquanto nos entretemos e lamentamos com as "lamúrias do costume", o clube vai definhando alegremente como de costume.
Neste meu outono da vida já perdi a esperança de ver o Sporting igual ou perto daquele que o meu pai me "entregou".
Infelizmente não sou daqueles que se confortam com batidas no peito dizendo que "somos diferentes".


De Jose Manuel Barroso a 1 de Setembro de 2012 às 20:21
Meu caro amigo: o Sporting que o seu pai lhe deixou foi qual? O dos anos 50, quando o Sporting ganhava muito; o dos anos 60, quando ganhava suficientemente; o dos anos 80 e 90, quando ganhava quase nada; o dos anos 2000, quando voltou a ganhar algumacoisa; etc etc? Esclareça-me, por favor- SL


De jpt a 1 de Setembro de 2012 às 12:17
Não concordo com o que diz dos avançados. O Yazalde marcava sempre e não o devíamos ter deixado sair


Comentar post

Autores
Pesquisar
 
Posts recentes

Balanço (2)

O Sporting à frente

Tão preocupado que eu est...

Cuspiram acusações entret...

Os nossos comentadores me...

Balanço (1)

Boas notícias

Liga dos Palpites 2016/20...

Indigno

Os nossos comentadores me...

Arquivo

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Tags

sporting

comentários

memória

bruno de carvalho

selecção

prognósticos

leoas

jorge jesus

vitórias

balanço

há um ano

slb

campeonato

arbitragem

benfica

rescaldo

jogadores

eleições

mundial 2014

taça de portugal

liga europa

godinho lopes

ler os outros

nós

golos

clássicos

árbitros

futebol

euro 2016

comentadores

crise

marco silva

cristiano ronaldo

scp

análise

humor

formação

chavões

liga dos campeões

slimani

todas as tags

Mais comentados
158 comentários
155 comentários
152 comentários
136 comentários
136 comentários
132 comentários
Ligações
Créditos
Layout: SAPO/Pedro Neves
Fotografias de cabeçalho: Flickr/blvesboy e Flickr/André
blogs SAPO
subscrever feeds