20 Ago 12

Gostei

 

Da boa condição física. A equipa do Sporting revela grande pulmão, evidenciando adequada preparação no plano físico.

 

Da nova dupla de defesas centrais. Rojo e Boulahrouz parecem jogar juntos há muito tempo. Dão tranquilidade e solidez à equipa.

 

Do prometedor meio-campo. Boa troca de bola, constantes mudanças de flancos, velocidade. Falta criar automatismos.

 

De Elias, Gelson, Carrillo. Inconformados, dinâmicos, combativos. Médios com clara vocação ofensiva.

 

Do banco. Ao contrário do que sucedia há um ano, temos suplentes de luxo. Rinaudo e Schaars, por exemplo, nem sequer jogaram. Mas estavam lá.

 

Não gostei

 

Da falta de eficácia no remate. Houve aquela defesa do guardião vimaranense Douglas com Carrillo pela frente, na primeira parte - e pouco mais. Nenhum campeonato se ganha sem golos.

 

Da falta de ousadia. Sá Pinto demorou a mexer na equipa: André Martins entrou depois do intervalo mas Labyad só jogou a partir dos 72'. E a entrada de Jeffren, à beira do fim, só fez perder mais tempo: dava a ideia de que o treinador se contentava com o empate a zero. Faltou ajustar com eficácia o nosso sistema táctico à muralha defensiva do V. Guimarães.

 

Das bolas paradas. Há que insistir muito no treino dos lances de bola parada. Quase nenhum canto ou livre saíram ontem como deve ser.

 

De Adrien. Simplesmente decepcionante neste jogo.

 

Do excesso de cartões. Cinco jogadores com cartão amarelo num jogo quase sem problemas disciplinares é demasiado. Incompreensível, o amarelo mostrado a Ricky pelo árbitro João Capela. Mas outros fizeram faltas desnecessárias. Talvez por excesso de nervosismo.

 


comentar
16 comentários:
De Rui Gomes a 20 de Agosto de 2012 às 16:35
Caro Pedro,

Mais uma opinião para o «baralho de cartas»: Já disse e repito que o sistema de jogo exibido, agora e na pré-época, não resulta contra adversários que formam uma linha baixa defensiva. É indispensável haver mais criatividade no miolo e na construção das manobras ofensivas. Todos já reconhecem que a chave contra o Sporting é tapar os flancos - Capel e Carrillo - com umas boas pancadas à mistura e, então, por falta do tal jogo no miolo, os remates são escassos e à distância. O Ricky não recebeu, agora e já há algum tempo, uma bola em condições para rematar. Há excesso de jogo lateralizado, pese a ocasional necessidade. O meio campo de ontem não oferece criatividade suficiente e, sobretudo, capacidade para penetrar a área com regularidade. Concordo que o Labyad entrou tarde e, pior do que isso, colocou-o na ala, onde ele não pode produzir o seu melhor jogo. A entrada de Jeffren mesmo aos 90 min. não dá para compreender, salvo queimar tempo. O caso do Adrien é impossível de raciocinar. Admito que exista alguma estratégia por parte da SAD, mas se ele recusa renovar, não pode jogar, em detrimento dos que ficam no banco. Situação muito ingrata. Enfim...vamos indo jogo a jogo.


De Pedro Correia a 20 de Agosto de 2012 às 23:31
Concordo no essencial, Rui. De facto, a entrada tardia do Labyad é criticável e a entrada do Jeffren para queimar tempo, é simplesmente inexplicável. A juntar ao que menciona, reitero que falta trabalhar muito e bem os lances de bola parada. Para ver se não desperdiçamos tantos cantos e tantos pontapés de livre.
A equipa está ainda em construção, o que não admira. Dos jogadores que jogaram ontem de início, apenas um era titular há um ano - o Rui Patrício. Lembremos: há um ano, com Domingos Paciência, o Sporting alinhava com Rodríguez, Polga, Evaldo, João Pereira, Helder Postiga, André Martins e... Yannick Djaló. Mais o Rinaudo, o Schaars e o Jeffrén, que estiveram agora no banco contra o V. Guimarães.
Estamos melhor? Estamos pior? À partida diria que estamos claramente melhor. Mas é ainda insuficiente para sonharmos muito alto.


De Rui Gomes a 21 de Agosto de 2012 às 00:22
Reparo final Pedro: concordo com a «equipa em construção» argumento mas, precisamente por isso, critiquei a pré-época porque não vi trabalho de construção dentro de um modelo de jogo que visava o médio ou o longo prazo. Eu reconheço que pretendemos ser moderados e justos com as nossas análises, mas passam-se ali coisas difíceis de dissecar. O Schaars passou de jogador de referência para suplente não utilizado. Idem para Rinaudo que, se não está bem, não deve ir para o banco. Que fazia o Ismailov no banco sem ainda jogar um só minuto até agora ? O Onyewu passou de titular indiscutível para a bancada. O Arias, após um ano com a equipa principal, nem sequer teve hipótese de lutar pelo lugar na pré-época. Não dá para sonhar alto, de facto, mas dá para pensar no pior. Isto, de quem é sempre muito positivo e optimista. O meu problema é que não consigo digerir o enquadramento daquele 4x3x3, ou melhor, o 4x2x1x2x1 que tem vindo a ser utilizado. Um médio/trinco forte e dois médios criativos, um deles o #10 e com capacidade de remate....para a maioria dos jogos da liga portuguesa.


De Pedro Correia a 4 de Setembro de 2012 às 23:17
O Rinaudo começa a intrigar-me, Rui. A ver se o que sucedeu no ano passado não se repete este ano. Azar a mais para um jogador só...


De Henrique Morais a 20 de Agosto de 2012 às 16:36
continuo ciente que nos faz falta um ou dois bons rematadores. quando se passa quase toda a partida sem se rematar não pode haver ambicção de vitória. se o problema é da linha média então cabe ao treinador fazer com joguem de outra maneira.


De Pedro Correia a 20 de Agosto de 2012 às 23:25
Estamos ainda perante uma equipa em construção. É costume dizer-se que uma equipa deve construir-se de trás para a frente. À luz deste princípio, estamos no bom caminho. Com o melhor guarda-redes português e uma defesa claramente mais sólida do que a do ano passado.
Falta o resto.


De Alex a 20 de Agosto de 2012 às 18:44
Seguindo a sugestão do blog formação táctica, pensei no seguinte :
Sejamos sinceros o wolfs farta-se de falhar,tá mais preguiçoso por estar a ficar habituado a não ter ng que lhe tire o lugar, e precisa de evoluir o cabeceamento e o viola é um miúdo, não se pode esperar tudo dele e gosta de jogar mais nas alas do que a PL porque não se sente tão a vontade, qual e a nossa esperança no ataque? Precisamos de um reforço "pinheiro" como bianchi e com faro pelo golo,como há tanto tempo nos prometem, só com um jogador assim vamos acabar com o nosso problema de ontem e outros jogos nos últimos tempos, A FINALIZAÇÃO!
Vamos divulgar a noticia , TROCA Bianchi pelo Bojinov pela net, pode ser que os responsáveis a concretizem!
Livra vamo-nos de um problema, e resolvíamos outro!
Quem se opõe?


De Pedro Correia a 20 de Agosto de 2012 às 23:23
A concretização continua a ser o calcanhar de Aquiles do nosso clube. Tenhamos esperança de que este problema seja resolvido a curto prazo. Se for preciso, que entre o Viola.


De Francisco Almeida Leite a 20 de Agosto de 2012 às 19:07
Concordo com praticamente tudo, Pedro.


De Pedro Correia a 20 de Agosto de 2012 às 23:21
Não me surpreende, Francisco. Vou tentar fazer esta análise (gosto/não gosto) com alguma regularidade.


De Pedro Almeida a 20 de Agosto de 2012 às 20:33
Então e o Nélson Oliveira?
Já não lhe dedica nenhum texto há imenso tempo.
Será do guaraná?


De Pedro Correia a 20 de Agosto de 2012 às 20:47
Você é que pode dedicar umas linhas sobre esse tema ao treinador do seu clube, que despachou o rapaz Oliveira para um clube galego por não ter lugar no Benfica. Pode perguntar-lhe por que motivo prescindiu dele: será porque é incompetente? será por não ter a nacionalidade argentina?
Azar do treinador: logo agora o rapaz, no oitavo jogo em que alinhou pela selecção nacional, havia de ter marcado o primeiro golo. Num amigável contra a equipa classificada em 54º lugar no ranking da FIFA.
Que enorme chatice.


De Pedro Almeida a 20 de Agosto de 2012 às 21:02
E marcou hoje mais um no campeonato espanhol.
Como escreveu em tempos, os adeptos do Depor já perceberam a mediocridade do rapaz.


De Pedro Correia a 20 de Agosto de 2012 às 23:02
Que pena. Para ver tamanha maravilha em acção lá tem você de ver os jogos do campeonato espanhol porque o seu clube não quis o rapazinho no plantel.


De Tiago Cabral a 21 de Agosto de 2012 às 15:29
Gostei da segunda parte do Sporting. Entramos e fomos para "cima" deles. Sim, é certo que nos faltou a finalização, mas aí o problema não é o Wolfswinkel. Quantos bolas lhe chegaram? Temos um meio campo combativo, ainda espero pelo melhor Elias, mas falta-nos quem agarre na bola, levante os olhos e faça acontecer simplesmente Futebol. E não me parece que vá sero Adrien. Noutro prisma, O Gelson pode ser bom a varrer mas ou o Rinaudo ainda está lesionado ou então não se percebe. O ano passado Rinaudo, quandpo jogou, foi o patrão do meio campo, é um jogador excepcional. Flta-nos no meio campo um jogador que apareça na área, que remate, que desequilibre. A defesa, parece-me, ao fim de tantos anos, finalmente com um bloco forte, os centrais não enganam.


De Pedro Correia a 4 de Setembro de 2012 às 23:16
Tiago: passados vários dias, nada a alterar ao que ficou dito, no 'post' e nesta caixa de comentários. O que parecia bem continua a parecer bem, o que parecia mal, continua a parecer... menos bem.


Comentar post

Autores
Pesquisar
 
Posts recentes

Balanço (2)

O Sporting à frente

Tão preocupado que eu est...

Cuspiram acusações entret...

Os nossos comentadores me...

Balanço (1)

Boas notícias

Liga dos Palpites 2016/20...

Indigno

Os nossos comentadores me...

Arquivo

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Tags

sporting

comentários

memória

bruno de carvalho

selecção

prognósticos

leoas

jorge jesus

vitórias

balanço

há um ano

slb

campeonato

arbitragem

benfica

rescaldo

jogadores

eleições

mundial 2014

taça de portugal

liga europa

godinho lopes

ler os outros

nós

golos

clássicos

árbitros

futebol

euro 2016

comentadores

crise

marco silva

cristiano ronaldo

scp

análise

humor

formação

chavões

liga dos campeões

slimani

todas as tags

Mais comentados
158 comentários
155 comentários
152 comentários
136 comentários
136 comentários
132 comentários
Ligações
Créditos
Layout: SAPO/Pedro Neves
Fotografias de cabeçalho: Flickr/blvesboy e Flickr/André
blogs SAPO
subscrever feeds