13 Ago 12
Tanta modéstia
Zélia Parreira

Mourinho: «Talvez devessem passar a chamar-me o 'Único


comentar
13 comentários:
De Ganhar dinheiro online a 14 de Agosto de 2012 às 01:08
é o máior :D


De Pedro Oliveira a 14 de Agosto de 2012 às 06:39
Neste caso é mesmo modéstia, desde que chegou a Espanha só consegue ganhar um título por época, o único, vejamos:

2010/2011:
Barcelona - Campeonato de Espanha, Super Taça de Espanha e Liga dos Campeões
Madrid - Taça de Espanha (único)

2011/2012:
Barcelona - Super Taça de Espanha, Super Taça Europeia, Mundial de Clubes e Taça de Espanha
Madrid - Campeonato de Espanha (único)

Lá está, Madrid, único (por época) Barcelona, muitos.


De Alberto a 14 de Agosto de 2012 às 12:03
«Só consegue um título por época ?». Você deve ser mais um daqueles portugueses com grande dor de cotevelo. O homem ganha o campeonato espanhol e a taça do rei, e duas meias-finais da champions e é pouco. E isto depois de ter ganho o que ganhou em Portugal, inglaterra e Itália. Se ele fizesse isto no Sporting você fazia-lhe uma estátua. Ridículo !


De Pedro Oliveira a 15 de Agosto de 2012 às 17:47
Caro Alberto,
Há uma palavra que sintetiza tudo: «ridículo», é, de facto, ridículo o alarido que se faz à volta dum futebolista medíocre e dum treinador mediano como Mourinho.
Ridículo, porquê?
Desde logo porque Mourinho na sua estreia como treinador principal fica ligado à pior classificação de sempre do Benfica (o que muito me alegrou e continua a alegrar-me, diga-se) um sexto lugar atrás da União de Leiria de Manuel José.
Vejamos os primeiros resultados do fenómeno Mourinho nessa experiência:
1.º jogo - Boavista 1 vs. Benfica 0
2.º jogo - Benfica 2 vs. Halmstad 2 (um frágil Benfica a sofrer dois golos em casa e a ser eliminado da UEFA foi o que "o Zé" ofereceu aos diabos da Luz)
3.º jogo - Braga 2 vs. Benfica 2
4.º jogo - Benfica 1 vs. Belenenses 0 (ena, ena, uma vitória "esmagadora")
5.º jogo - Paços de Ferreira 0 vs. Benfica 0 (oiçamos João Malheiro sobre esse jogo: "Já em Paços de Ferreira, ante o conjunto local e sem embargo de ter actuado toda a metade complementar em superioridade numérica, o Benfica não conseguiu desfazer o nulo, comprometendo o processo de crescença").

Cinco jogos, uma vitória, o "único" triunfo, lá está; uma eliminação da taça UEFA e a pior classificação de sempre do Benfica... e ainda há quem diga que eu não gosto de Mourinho, adoro Mourinho, gostaria de o ver, eternamente, como treinador do Carnide a levá-los ano após ano ao sexto lugar, mas sempre com perspectivas de crescença, com esperança dum quinto lugar, por exemplo.


De Lancero a 15 de Agosto de 2012 às 18:38
Ena, tanto resultado do Mourinho no SLB lembrado e aquele outro, que até deu o despedimento do treinador adversário - era campeão! -, omitido (concerteza por falta de lembrança).

De qualquer forma, e apesar de não gostar da sua postura pública, Mourinho tem o mérito de ter vencido tudo o que havia para vencer nos 4 países onde treinou. E, na UEFA, só lhe falta a Supertaça.


De Pedro Oliveira a 15 de Agosto de 2012 às 20:09
Caro Lancero,

Começo pelo final:

"Mourinho tem o mérito de ter vencido tudo o que havia para vencer nos 4 países onde treinou. E, na UEFA, só lhe falta a Supertaça"

Mourinho está em Espanha há duas épocas (vai iniciar a terceira)
Quando foi que venceu a Super Taça de Espanha? (talvez este ano, vai disputá-la com um treinador maçarico, Tito Villanova, perdê-la será motivo de gargalhadas, ganhá-la... normal)
Já para não falar nos Mundiais de Clubes, Guardiola com uma carreirita conquistou dois, Mourinho em mais de dez anos de carreira... zero.

Vamos ao princípio:

"e aquele outro, que até deu o despedimento do treinador adversário - era campeão! -, omitido (concerteza por falta de lembrança)."

Inácio (que com Materazzi fora campeão nacional na época anterior) não foi despedido após esses 3 - 0 para o Benfica (veja quem foi o árbitro* desse desafio e perceberá melhor o que aconteceu)... já o chantagista setubalense, sim, não mais orientaria o clube de Carnide, palavras de Mourinho para João Malheiro após essa vitória: "Se o Benfica não me renovar o contrato por mais um ano vou-me embora (...) Ou querem que eu continue ou não querem")
E não quiseram, claro, o clube de Carnide pode ter muitos defeitos mas ceder a chantagens dum treinador contratado por Vale e Azevedo seria demais...
* o árbitro desse jogo foi o Coroado (das azias) e o primeiro golo foi obtido depois dum penalty anedótico


De Lancero a 15 de Agosto de 2012 às 20:32
Epá, errei uma supertaça espanhola. O homem afinal é um maçarico.

O Benfica (mourinho) 3 - sporting (inácio) 0, foi a 3 de Dezembro. Inácio foi demitido a 5 e no mesmo dia Mourinho demitiu-se. É até bem conhecida a história de para onde mourinho iria.

E... querem ver que o coroado é do Benfica?! Tenha juízo, o homem que puxou a camisola do JVP nem protestou...


De Lancero a 15 de Agosto de 2012 às 21:30
A bem da verdade, o jogador que sofreu o penálti foi o Van Hooijdonk.


De Alberto a 15 de Agosto de 2012 às 19:43
A sua limitada e tendenciosa contabilidade do palmarés dele é irrisória. Como já disse, dor de cotevelo patente e...sem cura.


De Pedro Oliveira a 15 de Agosto de 2012 às 20:49
Caro Alberto,

Sejamos sérios na discussão.
Mourinho como treinador principal orientou seis clubes:
1. Benfica
2. União de Leiria
3. Porto
4. Chelsea
5. Inter de Milão
6. Real Madrid

6. Começando pelo último está a ter um desempenho medíocre, chegou a Madrid como campeão europeu e em duas épocas não foi sequer a uma final europeia e em termos de confrontos directos com o Barcelona é o pior treinador de sempre da história do Real Madrid (recordar os 0-5 em Barcelona).
5. Inter de Milão, pegou numa formação formatada pelo actual campeão inglês - Mancini - e limitou-se a gerir um grupo com a capacidade de relacionamento humano que lhe é reconhecida, "encostando" um dos melhores futebolistas de sempre: Bolotelli
4. Chegou ao Chelsea como campeão europeu. Não consegui levar o clube sequer a uma final europeia. Depois dele Grant, Chelsea na final da "Champions" que empataria com o Manchester United de Nani e Cristiano Ronaldo, cedendo, apenas nos "penaltys" e Villas-Boas/Di Matteo campeões europeus pelo clube londrino.
3. Porto, conseguiu o mesmo que Artur Jorge, ser campeão europeu pelo Porto e conseguiu perder de forma ridícula uma final da taça de Portugal para o Benfica de Camacho.
2. União de Leiria, nada a assinalar, Manuel José fez melhor.
1. Benfica, conseguiu a pior classificação de sempre do clube de Carnide

Alberto, falei de factos, se estiverem incorrectos, faça o favor de os corrigir.


De Zélia Parreira a 15 de Agosto de 2012 às 21:26
Detalhes contabilísticos à parte, a vaidade e presunção são excessivas e eram desnecessárias. Não gosto de gente falsamente modesta (é pura hipocrisia), mas esta atitude é infeliz.

Para mim não passa de uma estratégia de marketing para chamar a atenção sobre si próprio como esta discussão vem comprovar. Eleva o seu valor comercial, e nós caímos que nem patinhos. Mas não gera empatia, ou afecto e o futebol é um desporto de emoções.

Veja-se a este propósito as recentes declarações em que diz que quer o lugar de Paulo Bento, mas quando ele entender, ainda não é para já. Não duvido que seja isso que ele pensa e tem o direito a programar as suas ambições. Mas seria necessário afrontar Paulo Bento dando-lhe a entender que só será seleccionador enquanto ele, o fantástico Mourinho, andar a brincar por outro lado? É uma falta de respeito e demonstra uma absoluta falta de carácter.

Sei que será seleccionador um dia, mas nesse dia terei com a selecção - e admito-o frontalmente - a mesma indiferença que tive durante a fase Queirós.

Finalmente não esqueçamos que onde chega, Mourinho faz exigências e contrata os melhores jogadores do mundo. Nestas condições, ganhar é praticamente uma obrigação.


De Pedro Oliveira a 15 de Agosto de 2012 às 21:41
Totalmente de acordo, Zélia... incluindo o que diz sobre Queiroz, até ele (como treinador do Real) venceu uma taça de Espanha, se tivesse ficado mais uma época, provavelmente, ganharia o campeonato e daí?
Queiroz e Mourinho são ambos treinadores, não direi maus, mas medianos, com uma fabulosa máquina de "marketing" atrás (mais visível no caso do ex-tradutor de Robson).
Quanto à selecção duvido que o "Zé Mário" lá chegue mas se chegar farei um intervalo no apoio "à equipa de todos nós".
(acabo de ver um excelente golo do avançado do Deportivo da Coruña, o convívio com André Santos, Diogo Salomão e Evaldo está a fazer-lhe bem, está mais jogador [não é difícil])


De Alberto a 15 de Agosto de 2012 às 22:15
Admite-se os excessos da sua personalidade, mas como negar 19 títulos ? É isso que o seu colega recusa aceitar. Diguem o que disserem, vai ficar na história como o mais ganhador se não o melhor treinador de todos os tempos. O resto é conversa...
É verdade que lhe recai uma acrescida obrigação, mas se fosse tão simples como isso qualquer treinador servia. Os factos não comprovam essa tese. Incluir Queirós na mesma conversa é perder tempo. No resumo final, há quem não goste dele e até quem o inveje, mas é uma grande injustiça querer tirar o mérito a quem o merece.


Comentar post

Autores
Pesquisar
 
Posts recentes

Jogo de apresentação aos ...

Aves e Ave

Porta giratória

Verdadeiros adeptos somos...

Os nossos comentadores me...

Palmarés leonino (44)

Chavões da bola (122)

O Eng. Dias, o Dr. Zacari...

Os nossos comentadores me...

Tudo ao molho e FÉ em Deu...

Facebook
És a Nossa Fé no Facebook
Twitter
És a Nossa Fé no Twitter
Arquivo

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Tags

sporting

comentários

memória

selecção

leoas

bruno de carvalho

prognósticos

balanço

jorge jesus

slb

há um ano

vitórias

campeonato

benfica

jogadores

eleições

rescaldo

arbitragem

mundial 2014

taça de portugal

nós

golos

ler os outros

liga europa

godinho lopes

futebol

árbitros

clássicos

euro 2016

comentadores

cristiano ronaldo

scp

humor

formação

análise

crise

chavões

liga dos campeões

derrotas

sportinguismo

todas as tags

Mais comentados
158 comentários
155 comentários
152 comentários
142 comentários
138 comentários
136 comentários
132 comentários
Ligações
Créditos
Layout: SAPO/Pedro Neves
Fotografias de cabeçalho: Flickr/blvesboy e Flickr/André
blogs SAPO
subscrever feeds