25 Jul 12

Muito embora ainda não exista algum comunicado oficial, parece certo que o argentino que optou pela nacionalidade chilena está a caminho da Itália. No último ano de contrato com o Sporting e considerando o excessivamente povoado meio campo da equipa, era de esperar que surgisse uma saída. Não será uma transferência consensual no universo sportinguista, pelo grande valor do atleta quando joga ao seu melhor nível. Entre opções de treinadores, questões de ordem táctica que o colocaram frequentemente a jogar fora da sua posição mais natural e a recorrência de lesões, nomeadamente ao serviço da selecção do seu país, Matías Fernández tem registado um percurso muito irregular no Sporting e, diga-se, muito aquém das expectativas. Chegou ao Villarreal por cerca de 9 milhões de euros em 2006, depois de ter sido votado o melhor jogador da América do Sul. Foi transferido para o Sporting em 2009 por 3,6 milhões de euros e 20% do lucro de uma eventual transferência. É caso para dizer que, apesar do seu excepcional talento, Matías dá prejuízo aos clubes por onde passa. Desconhece-se o valor deste provável negócio com a Fiorentina, mas não surpreenderá que seja por uma verba inferior ao seu custo de há três anos. A realidade é que o Sporting não tem estado em boa posição para valorizar activos e considerando que, em Janeiro de 2013, ele ficará livre para assinar por quem desejar a custo zero, mais não será de esperar. 

Adenda: O Sporting já enviou participação à CMVM, indicando existir um «acordo de princípio» mas não menciona os valores da transferência.


comentar
31 comentários:
De CP a 26 de Julho de 2012 às 00:27
Um jogador de classe. perseguido muitas vezes por lesões mas um jogador que consegue fazer a diferença.
Depois da saida do J Pereira só faltará mesmo a saida do Izmailov e quiçá do Patricio para o ramalhete ficar completo.
Sangria lenta?


De Rui Gomes a 26 de Julho de 2012 às 01:12
Perspectiva alheia é sempre diferente. Terei saudades do Matias no seu melhor, mas quantas vezes o vimos nesse nível ?... Sempre tive a sensação que ele dava maior prioridade à selecção, com o clube a pagar o salário, claro. Para já, não iria jogar o primeiro jogo da época, porque o Chile joga em Nova iorque no dia 15, três dias antes. E, isto, não havendo mais uma lesão. Quanto ao Ismailov, havendo comprador, eu desfazia-me dele imediatamente. Ainda não jogou um único jogo e já está lesionado. Como vê, aquilo que agita o seu sentido, a mim não me preocupa. P.S. Tome nota deste nome: Labyad...o futuro meio campo do Sporting.


De CP a 26 de Julho de 2012 às 03:03
Relativamente ao Labyad não me surpreenderá se se revelar um bom jogador. mas apenas me baseio no pouco que vi e no que se vai lendo. ainda lhe falta a verdade: provar em campo cá nas terras lusas.
Naturalmente não me "agita o sentido", apenas me parecem evidências. o sporting vende jogadores acima da média, para o seu plantel entenda-se, por valores ridiculos sem se perceber muito bem qual o sentido. você faz muito bem, aliás como sempre, o levantamento da estatistica e da história, mas continua dificil perceber como se vende, por exemplo, um João Pereira
(titular e segundo a grande maioria dos sportinguistas, um dos melhores do plantel) pelo valor que foi e depois se vá buscar um Rojo pelo valor que custou. não dará para questionar a politica de vender ao desbarato importantes activos (pelo menos desportivos) e de seguida gastar bom dinheiro em jogadores que ainda terão de provar o que valem e qual o seu espaço no plantel?


De Rui Gomes a 26 de Julho de 2012 às 09:11
Nas circunstancias, o João Pereira foi bem vendido e fiquei satisfeito pelo jogador que foi um bom profissional enquanto no Sporting, porque vai usufruir de um salário bastante superior. Vai ser o último do género da sua carreira. É impossível ao Sporting ou a qualquer outro clube valorizar activos sem estar a ganhar títulos com regularidade e na montra da Champions. E, mesmo assim, o mercado não está muito bom. Ainda não se viu negócios de grande valor, salvo um ou dois pelos usuais ricalhaços


De Fazer dinheiro a 26 de Julho de 2012 às 02:04
Uma pena esta saida poruqe adorava este jogador.. fazia a diferença.


De Rui Gomes a 26 de Julho de 2012 às 02:28
quando estava apto e a jogar ao nível do seu talento, sem dúvida que fazia a diferença. Nesse contexto, também lamento a sua saída. Veremos...


De Paulo Ramses a 26 de Julho de 2012 às 12:43
Boas povo adepto do Grande SPORTING C.P.
Carrissimo Rui Gomes a meu ver jogadores como Matias Fernandez deveriam ter um treino especifico durante toda a semana para precaver as sucessivas lesões de que vem sendo alvo. Agora nós pensarmos em ser ou não um bom ou mal negocio para o nosso Sporting e atendendo a que o jogador acaba contrato em 2013 e se não estava interessado em renovar acho muito bem a venda do mesmo seja á Fiorentina seja a outro clube qualquer do futebol europeu tirando claro a venda aos nossos eternos rivais.
Saudações Leoninas
Paulo Ramses76


De Rui Gomes a 26 de Julho de 2012 às 14:26
Eu parto do princípio que quem lá está sabe o que faz quanto à preparação individual e colectiva da equipa. Curiosamente, se a memória náo falha, as lesões do Matías originaram quase todas nos jogos de da sua selecção. Constava, de facto, que ele não queria renovar ou, então, estava a pedir enorme aumento salarial.


De JS a 26 de Julho de 2012 às 13:39
Concordo com quem diz que o Matias é um grande jogador e tenho pena de vê-lo sair do nosso grande Sporting. Mas a verdade é que temos jogadores de grande calibre para jogar naquela zona do terreno, como o André Martins, o Izmailov ou o Schaars, e a venda do Matías é positiva do ponto de vista financeiro. E o Sporting precisa de fomentar esta "veia vendedora". Determinados jogadores, sobretudo estrangeiros, têm de vir para o Sporting, valorizarem-se por dois ou três anos e depois serem vendidos. Faz parte do "negócio" do futebol. Outros jogadores, que sejam da nossa cantera e/ou que estejam identificados com a imagem e espírito do clube é que devem ficar por muitos e bons anos.

SL


De Rui Gomes a 26 de Julho de 2012 às 14:32
Eu até penso que a decisão de o vender foi a mais correcta. No entanto, lembro que ele tem sido o único #10 na equipa até agora, pese o seu pouco uso nessa posição. Quanto ao Ismailov, havendo comprador, eu deixava-o saír. Ainda não jogou um único jogo de pré-época e já está lesionado. Receio que seja caso perdido. Concordo que devemos tirar o máximo de aproveitamento da formação, mas quando aparecem os «tubarões» com ofertas exorbitantes, é impossível segurá-los.


De Fernando Albuquerque a 26 de Julho de 2012 às 16:53
Prezado Rui Gomes.

Apenas para lembrar o nosso conhecido Carlos Pedras, vulgo CP , bom rapaz segundo ele diz, que o seu clube tem problemas maiores para resolver que o SCP , pois se estiver atento veja como são feitas as vendas ou rescisões dos seus jogadores, alguns comprados por vários milhões e que não renderam um cêntimo. As "asneiras" se existem são idênticas.

Quanto ao nosso Matias, é de facto pena que um jogador deste calibre só faça meia dúzia de jogos por ano, em que mostra toda a sua qualidade.

Segundo li na NET o jogador em questão não aceitou a renovação e por isso a partir de Janeiro do próximo ano era livre de mudar de clube saindo por ZERO CÊNTIMOS.

Julgo que num caso destes a melhor solução é transferir o atleta para a patinagem artística e dar-lhe
uns patins para se ir embora. O SCP necessita de um jogador que seja titular sem tantas quebras, algumas com lesões que ninguém percebia.

Quanto ao valor da transferência, se verificarmos algumas propostas que andam no mercado, jogadores que valiam 90 milhões e as propostas de venda não passam de 13, é natural que os valores oferecidos por ele , que desconhecemos, andem por aí.

Cumprimentos. SL. Fernando Albuquerque


De Rui Gomes a 26 de Julho de 2012 às 18:19
Caro Fernando Albuquerque,

Tem razão sobre o Matias. Segundo consta ele pretendia um aumento salarial substancial e, por isso, recusou a renovação. Face às suas recorrentes lesões, nomeadamente ao serviço do Chile, será a opção mais rentável para o Sporting. Terei saudades de o ver jogar ao nível do seu talento. Se o
que o jornal O Jogo noticia for verdade - 4,5 milhões - é bom negócio, mas tenho as minhas dúvidas. Além deste, eu já tinha referenciado o Ismailov para também saír, pelas lesões, e hoje já constam alguns rumores sobre isso. Como disse o nosso leitor Tiago, Elias aparece igualmente no centro das atenções dos transferíveis. Veremos os próximos dias. Na generalidade, a compra de activos é sempre um totobola. Verifique o actual enorme dilema do Real Madrid com o Kaká, por quem pagou 65 milhões e que agora terá dificuldade em vender por 10. Sei que é um caso excepcional, mas sublinha a volubilidade do mercado de compra e vendas... e todos erram.


De CP a 26 de Julho de 2012 às 22:20
Caro Sr Fernando Albuquerque, é Carlos Pedra e não Pedras.
Não me move o campeonato da "minha pilinha é maior que a sua". o meu clube tem os seus problemas e várias questões onde eu sou bem mais critico do que sou com o seu. e faço as criticas que tenho a fazer onde elas são discutidas sem qualquer tipo de preconceito nem com o seu clube em mente.
Parece-me que quando se fala da venda do Matias Fernandez não se está a falar da politica de contratações do meu clube, mas isto sou eu a pensar.


De Outside a 26 de Julho de 2012 às 23:23
Eu só não compreendo o interesse em comentar a venda de Matias nem a importância/qualidade do jogador por um adepto exterior.
Matias, como natural suplente de Aimar? e concorrente de Martins! seria para o glorioso uma excelente oportunidade de negócio.

Sangria lenta? V. Exa. vem opinar em terreno alheio mas em vez de se revelar um Benfiquista revela-se uma gaivota e coloca-se a jeito.

Labyad foi tentado pelo seu clube após palavra com o SCP, somente que à excepção de inúmeros outros tomou uma decisão sem mais-valias económicas óbvias.

Rojo não foi suficientemente interessante para a sua direcção, por opção, necessidade ou consciência da extraordinária capacidade do treinador em transformar extremos em laterais.

Depois comenta J. Pereira?
Por 3,5M seria seu como substituto natural do Maxi...e até já conhece a casa.

Extraordinária a coerência e rigor no pensamento.



De CP a 27 de Julho de 2012 às 09:30
Meu caro, Gaivota era a avózinha e casou-se.
Para seu lamento, eu comento o que quero e onde quero. não será concerteza a opinião estapafurdia de alguns que me impedirá de ter opinião acerca do Seoul FC quanto mais do SCP.
Registo tanta celeuma que levanta um adepto de outra equipa comentar o vosso clube. fossem tão lestos a olhar para o próprio umbigo e veriam que metade das vezes nem tinham assunto.


De Outside a 27 de Julho de 2012 às 12:31
Meu caro, registe alguns factos:
1. Eu comento em blogs benfiquistas e sou por lá respeitado porque comento em rigor e imparcialidade sem soberba ou superioridade.
2. Concerteza que é livre de comentar/escrever o que lhe der na real telha mas se comenta expondo-se ao ridículo, face ao paralelismo do assunto em discussão no seu clube, não compreendo o objectivo do comentário.
3. Umbigo? Meu caro, essa carapuça não me serve.
O SCP não vive do Benfica nem este post é sobre o Benfica pelo que não entendo a sua dialéctica.
O seu discurso é incoerente e sem substância conforme já lhe demonstrei..e não, já não estou em idade de fazer desenhos a adultos.


De CP a 27 de Julho de 2012 às 14:47
Tive necessidade de ir novamente lêr o post desde o inicio para ver se existia algo que desse consistência ao que diz, e de facto verifica-se bem a exposição ao ridiculo de que fala.
Portanto, eu comento um caso especifico e você atira com comparações do género "vocês são muito piores logo cale-se", como se esse possivel facto justificá-se a impossibilidade de abrir a boca, de seguida chama-me "gaivota" num tom que nem ao animal é benéfico e resume o meu discurso à incoerência e à falta de substância.
Muito bem, fiquemos por aqui. a mim já me conhecem e você também está bem apresentado.


De Outside a 27 de Julho de 2012 às 17:51
Assim ficamos na certeza (e não me refiro exclusivamente à sua participação neste post) de para si me encontrar Outside.

Cumprimentos.



De CP a 27 de Julho de 2012 às 22:56
Aqui encerro a minha participação neste blog.
Não haverá mais o acaso de ser inconveniente nem a hipotese de contraditório que tantos tão pouco gostam.
Não foi nunca minha intenção ofender seja quem for nem sequer rebaixar o vosso clube. tantas evidências indicam o caminho.
Um bem-haja aos desportistas. todos. e que ganhe o melhor. sempre.


De Rui Gomes a 27 de Julho de 2012 às 23:28
Caro Carlos Pedra,

Desnecessário será dizer que é inteiramente livre de fazer as suas próprias decisões. Sobre isso não tenho controlo, mas entendo que se a sua participação lhe dá prazer, não a deve terminar. Apesar das nossas diferenças, é sempre bem-vindo da minha parte. Sei que tem consciência de que a partir do momento que decidiu ingressar num espaço adversário, iria enfrentar algumas marés adversas. É perfeitamente natural. Ainda hoje dediquei um post aos benfiquistas, como deverá ter visto. Passe bem e espero renovados contactos da sua parte.


De Rui Gomes a 28 de Julho de 2012 às 01:05
P.S. Já agora e à parte de qualquer decisão sua, gostaria de ler o seu parecer sobre o meu outro post «Arquivo do Passado» que dediquei aos leitores benfiquistas do blogue. Não sei se esperava...


De Fernando Albuquerque a 27 de Julho de 2012 às 06:25
Como raramente comento as suas intervenções neste blogue e já tinha prometido a mim próprio não lhe dar mais tempo de antena , por formação, peço desculpa por lhe ter alterado o seu nome.

Quanto ao seu campeonato, que não alinho, pois tenho outros gostos mais saudáveis, apenas lhe digo que o que se passa no SCP é para os seus adeptos e simpatizantes e parece-me abusivo haver aqui pessoas a comentar o que não lhe dizem respeito.

Esta é a minha opinião, pois era incapaz de ir comentar a qualquer blogue vermelho sobre assuntos que não me interessam para nada.

Fernando Albuquerque



De CP a 27 de Julho de 2012 às 09:40
Nada de que pedir desculpa. erros todos cometem e não veio mal ao mundo. mas como gosta de me tratar pelo nome e parece que embirra um pouco com o "CP" teria de fazer a correcção.
Tenho de lhe fazer um reparo, como pode o senhor mostrar-se tão indignado com um adepto do SLB comentar os assuntos do SCP se você mesmo mais de metade das vezes que opina mete o meu clube pelo meio? não vê que não existe ai sequer um pouco de coerêcia? ou será "faz o que eu digo, não faças o que eu faço" mas com muito moralismo pelo meio?



De Rui Gomes a 26 de Julho de 2012 às 23:55
O director desportivo da Fiorentina confirmou há pouco - sem ser comunicado oficial - que já o seguiam há muito e que o Sporting pretendia renovar, mas que «em 48 horas apareceu uma oportunidade». Depreendo eu que essa «oportunidade» chama-se «empresário à caça no mercado».


De Tiago Cabral a 26 de Julho de 2012 às 17:28
Ouvi hoje ao almoço, na RTP, que também Izmailov e Elias estão de saída. O Izmailov, com grande pena minha, talvez seja mesmo a melhor opção. Mas o Elias? e vendido por quanto? Este custou 9 milhões, acho eu, alguém dará pelo menos esse valor? É um jogador com experiência e que faz falta ao meio campo.


De Rui Gomes a 26 de Julho de 2012 às 18:09
A ser verdade, todos nós lamentaremos a saída de Ismailov mas, pelas frequentes lesões e o seu alto salário, será a única opção rentável. Quanto a Elias, vou-lhe ser sincero: estou desiludido com ele mas tenho vindo a dar-lhe o benefício da dúvida na esperança de que esta época demonstrasse o seu verdadeiro valor. Se o Sporting conseguir cobrir ou até ultrapassar o seu investimento, talvez não seja mais ideia, especialmente considerando as alternativas que dispomos agora e ainda falta o Labyad, que, para mim, vai ser um jogador excepcional no Sporting. Cumprimentos.


De Rui Gomes a 26 de Julho de 2012 às 18:26
P.S. O Labyad foi brilhante hoje no empate (2-2) diante as Honduras e marcou um golaço. Vem a confirmar a minha enorme expectativa.


De Tiago Cabral a 26 de Julho de 2012 às 21:23
Sim, é um jogador que está a entusiamar, mas caro Rui tem apenas 19 ou 20 anos! O Sporting precisa, para lutar mesmo para ser campeão, de jogadores que durante a época inteira aguentem a enorme pressão de jogar no Sporting, com todas as injustiças de que somos alvo. Precisamos de jogadores que ultrapassem isso e Elias tem experiência para isso! Enfim, vamos aguardar!


De Rui Gomes a 26 de Julho de 2012 às 21:45
Compreendo perfeitamente, caro Tiago. Não é que eu não goste do Elias, aliás, os seus primeiros jogos no Sporting foram deveras impressionantes, mas depois fiquei com a sensação de que desapareceu. Ele indicou a falta de descanso em duas épocas, como factor, e até admito que seja essa a causa. Por isso, espero que ele este ano demonstre todo o seu valor. Quanto ao Labyad, é sem dúvida muito jovem, mas muito indica que é já um talento com sognificante maturidade. Jogou cerca de 45 jogos no PSV quase sempre como titular. Tenho grande fé nele. Tenho andado a percorrer as notícias e ainda não vi nada sobre o Ismailov ou o Elias. Serão conjecturas, talvez... Cumprimentos.


De Tiago Cabral a 26 de Julho de 2012 às 22:43
Foi aqui que vi. http://www.rtp.pt/play/p35/e88819/jornal-da-tarde
Mesmo no fim, minuto 49, da 1ª parte.


De Rui Gomes a 26 de Julho de 2012 às 22:54
Obrigado pela informação Tiago. Veremos se há algum fundamento. Como já indiquei, quanto a Ismailov não me surpreenderia nada, já Elias é outra conversa mais duvidosa. Nisso, concordo consigo.


Comentar post

Autores
Pesquisar
 
Posts recentes

Balanço (2)

O Sporting à frente

Tão preocupado que eu est...

Cuspiram acusações entret...

Os nossos comentadores me...

Balanço (1)

Boas notícias

Liga dos Palpites 2016/20...

Indigno

Os nossos comentadores me...

Arquivo

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Tags

sporting

comentários

memória

bruno de carvalho

selecção

prognósticos

leoas

jorge jesus

vitórias

balanço

há um ano

slb

campeonato

arbitragem

benfica

rescaldo

jogadores

eleições

mundial 2014

taça de portugal

liga europa

godinho lopes

ler os outros

nós

golos

clássicos

árbitros

futebol

euro 2016

comentadores

crise

marco silva

cristiano ronaldo

scp

análise

humor

formação

chavões

liga dos campeões

slimani

todas as tags

Mais comentados
158 comentários
155 comentários
152 comentários
136 comentários
136 comentários
132 comentários
Ligações
Créditos
Layout: SAPO/Pedro Neves
Fotografias de cabeçalho: Flickr/blvesboy e Flickr/André
blogs SAPO
subscrever feeds