08 Mai 12
Os Hugos do Minho
Alexandre Poço

 

Na minha primeira participação neste espaço, exige a boa educação agradecer o convite que me foi feito para pertencer a tão nobre casa, que se dedica a defender essa mui nobre instituição, que a todos nos une, chamada Sporting Clube de Portugal. Tal como espero de todos aqueles que representam o nosso clube, prometo "esforço, dedicação, devoção" e faço votos que do lado do nosso clube, venha a sempre bem-vinda "glória". Um bem-hajam a todos e Viva o Sporting!

 

Chegou a silly season do futebol português. Se bem que temporária, tendo em conta que o Europeu vai centrar novamente as atenções no futebol jogado e não, no baile de jogadores característico do Verão. Depois do Europeu, volta em força (é preciso vender jornais). Mas neste género de limbo que nos separa do Euro no qual de relevante só temos a final da Taça de Portugal, é necessário alimentar o debate sobre a próxima época, 2012/2013. Os cafés agradecem igualmente, pois o que seria uma esplanada sem aquela animosidade de uma discussão sobre futebol?

 

Os jornais desportivos cá do burgo, como é habitual, andam em delírio com os milhares de contratações que o clube a sul da 2ª circular está a fazer. Para os lados de Carnide, o plantel já deve ter 60 jogadores e à vontade, 5 treinadores. Lá em cima, especula-se sobre o futuro do treinador-adjunto que liderou o fraco campeão nacional este ano e discutem-se os milhões que algum excêntrico quererá dar pelo jogador que tem nome de monstro verde. Entretanto, lembraram-se de falar do Sporting. E após a novela em torno de Labyad e das tentativas de outros de o desviar, os jornais garantem que o extremo do Gil Vicente, Hugo Vieira, está a caminho da equipa leonina.

 

Hugo Vieira é um jogador talentoso, um lutador em campo e dotado de grande técnica. É novo, tem 23 anos e é português. Esta época soma um total de seis golos, cinco na Liga e um na Taça da Liga. E está em final de contrato, pelo que poderá vir a custo zero ou por uma módica quantia relativa aos direitos de formação devidos ao Gil Vicente e ao Santa Maria. Estando o acordo quase consumado, Hugo Vieira disse estas bonitas palavras: “Jogar no Sporting seria fantástico.” E se a Barcelos vamos buscar um jovem talentoso, deveríamos fazer 25 km para o interior e ir a Braga, trazer de volta um filho da casa: Hugo Viana. Um dos melhores produtos da nossa academia, que esteve ao lado de uma grande carreira internacional por ter falhado no clube de destino quando saiu de Alvalade no Verão de 2002, devia regressar ao Sporting.

 

Nos últimos anos, ao serviço do emblema do Minho, Hugo Viana tornou-se o cérebro e a pedra fulcral da equipa. Inteligência, organização, comando da equipa e talento são sinónimos do nosso antigo craque. Para não falar da resistência a lesões que o caracteriza e que tem sido um problema constante dos nossos médios, como amargamente todos sabemos. Poderá ser apenas um sonho, uma vontade pessoal de alguém que tem saudades de ver o antigo 45 de Leão ao peito, contrastando com a quase certeza da contratação de Hugo Vieira, mas contar com Viana acrescentaria muita qualidade e consistência à nossa equipa. E Hugo Viana seria mais um português e para mim, é motivo de orgulho ter uma equipa onde ainda se fala o idioma de Camões (sem sotaque). Duque, Freitas e Godinho, ide ao Minho e trazei os dois!


comentar
12 comentários:
De Rui Gomes a 8 de Maio de 2012 às 19:43
Seja bem-vindo ao blogue Alexandre. As suas observações quanto a Hugo Viana são interessantes mas não estou convencido do seu sucesso regressasse ao Sporting. Curiosamente, o seu maior período de leão ao peito foram os seus cinco anos de formação. Na época de 2001-02 apareceu em 26 jogos e, posteriormente, já por empréstimo do Newcastle, apareceu em 32 jogos em 2004-05. Entretanto surgiu o seu percurso no Valência (5 anos), Osasuna (1) e então o Braga. Houve uma altura que dava a impressão que ele estava perdido para o futebol, mas foi no Braga que ele recuperou através do protagonismo que assumiu na equipa. Gosto do jogador, mas não sei se no Sporting ele iria assumir esse mesmo desempenho. Quanto ao outro jovem, é mais um aposta, bem calculada, penso, mas, como todos, teremos que esperar para avaliar a sua adaptação no Clube. Cumprimentos.


De Pedro Correia a 8 de Maio de 2012 às 22:49
Bem-vindo à nossa equipa, Alexandre. Entrada em grande.


De Jose Manuel Barroso a 8 de Maio de 2012 às 23:50
Mais um reforço para a nossa equipa (a do blog)! A custo zero, creio, não é Pedro? Já os reforços Hugos temmais que se lhe diga. mada tenho a acrescentar ou a discordar do que o Alexandre escreveu acerca do Hugo Vieira. Já sobre o outro - que tem feito uma época excelente - ele não está no Sporting porque não quis, creio, depois da aventura espanhola. E, agora, seria demasiado caro e, numa perspetiva de futuro, a relação custo/rentabilidade seria demasiado desequilibrada contra o Sporting.


De Duarte Fonseca a 9 de Maio de 2012 às 11:09
Hugo Viana é simplesmente o melhor médio centro português a jogar em Portugal e provavelmente o melhor médio centro português da actualidade. Mas isso é óbvio de mais para Paulo Bento o convocar para a selecção, tal como foi óbvio de mais para que o mesmo rei da casmurrice o não quisesse a custo zero no Sporting no defeso de 2009... Aquele que seria apenas e só e sem sombra de dúvidas o patrão do meio campo Sporting (que tanta falta fez nos últimos anos e continua a fazer - tirando alguns rasgos de Elias e Schaars) e que desde que está em Braga só por uma vez não ficou à frente do Sporting e jogou uma final europeia...
Obviamente que seria discutível investir neste momento em Viana, que tem 29 anos e pelo qual o Braga pediria um valor elevado, ainda mais ao Sporting.


De Jose Manuel Barroso a 9 de Maio de 2012 às 15:52
Paulo Bentonão oquis a custo zero? Tem a certeza, amigo? Olhe que o custo zero tem muitos zeros escondidos, por vezes... Mas eu sou tambem um admirador das qualidades do H. Viana. Mas essa de que ele não veio porque o Sporting o não quis... é uma história da treta... SL


De Duarte Fonseca a 9 de Maio de 2012 às 16:18
Pois com certeza. Não se pode falar do Paulo Bento... Sim, não tenho dúvidas que foi Paulo Bento quem não o quis no Sporting. Com tantos zeros assim não teria ido para o Braga, mesmo admitindo que possa ter pedido mais de salário ao Sporting do que pediu ao Braga, o que diga-se ainda é perfeitamente natural, não faz sentido que a vontade do jogador em querer jogar no Sporting (que era real) não fosse ultrapassada por questões salariais ou de empresários. Foi Paulo Bento quem não o quis no Sporting, tal como é o mesmo Paulo Bento quem tem a lata de não o ter convocado até agora para a selecção.
Cumprimentos,


De jpt a 9 de Maio de 2012 às 12:35
Bem-vindo. É uma entrada à leão (não "de leão", atente-se).


De Francisco Almeida Leite a 9 de Maio de 2012 às 14:56
Bem-vindo, Alexandre. Concordo com outros bloggers desta casa, entrou à campeão...
Bons posts!


De Jose Manuel Barroso a 9 de Maio de 2012 às 15:55
Os meus respeitosos cumprimentos, senhor francisco Almeida Leite! Como vai? rs. Abração e SL


De Frederico Jesus a 9 de Maio de 2012 às 17:25
Muitos Parabéns Alexandre, o És a nossa Fé, na minha modesta opinião, acabou de se reforçar com um elemento de peso, que analisando futebolisticamente, é jovem, tem talento e uma excelente margem de progressão que seguramente irá acrescentar ainda mais qualidade a esta excelente casa a que me apraz visitar diariamente.

Começando pelo dispensável. Os de carnide , aquele clube manhoso do pombo, a sul, não está na silly season , prefiro dizer que está na época alta da temporada. É o único momento em que eles são reis do futebol, contratam todos, todos querem ir para os arrabaldes. Mas no fim acabam como nós sabemos, ou ficam no aeroporto Sá Carneiro ou então acabam a fazer o triplete (taça da liga, eusébio cup e torneio do guadiana ).

A norte não é preciso mexer em muitas coisas, o adjunto herdou uma equipa que já tem uns aninhos, eu pelo menos conto 30 a jogarem juntos, o entendimento já é mais que perfeito.

Quanto ao Hugo Vieira, penso que é um bom jogador e tem qualidade para ingressar no Sporting e aí crescer ainda mais como jogador. Tem uma excelente polivalência, tem técnica e daquilo que vi imensa garra e espírito de luta.

O Hugo Viana, penso que já passou o tempo dele no Sporting. Como há uns tempos tive oportunidade de te dizer, é altura de dar espaço a novos valores vindos da Academia (onde o SCP é rei e senhor), e com isto apostar num futebol de qualidade e nacional. Temos vários jovens mais novos, com uma leitura táctica igualmente boa e capacidade técnica invejável, trata-se de lhes dar oportunidade e a maturidade competitiva chegará com o tempo e experiência.

Grande Abraço e sorte para este teu novo desafio!


De Fernando Albuquerque a 10 de Maio de 2012 às 10:39
Li hoje que o SCP desistiu da contratação do jogador Hugo Vieira. Fiquei surpreendido, pois embora o rapaz seja simpatizante do clube da segunda-circular , era segundo a comunicação desportiva mais uma contratação efectuada pelo SCP .

Mas que raio terá acontecido ? Os adeptos do SCP não têm direito a um esclarecimento da parte da nossa SAD pelo menos no nosso site ?

Valha-me Deus, pois nunca mais acabam estas palhaçadas, cuja imagem do SCP fica sempre mal na fotografia.

Aguardo um esclarecimento sobre este assunto.

Saudações leoninas Fernando Albuquerque



De Alexandre Poço a 10 de Maio de 2012 às 14:29
Caríssimos colegas e demais leitores, muito obrigado pelas agradáveis palavras que me deixaram a respeito deste meu primeiro post.

Quanto aos dois jogadores, acredito que Hugo Vieira tem talento e daria um bom reforço para o nosso plantel. Ao que parece, a realidade "fintou-me" e ao que parece Alvalade não será o destino do extremo gilista.

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=330561

Hugo Viana é apenas uma vontade pessoal, como referi, quase que um capricho pela admiração que nutro por este jogador. Mas sei que o seu regresso à sua casa-mãe está fora de hipótese.

Saudações leoninas a todos!



Comentar post

Autores
Pesquisar
 
Posts recentes

Balanço (33)

A nossa identidade indest...

Tomem lá, braguinhas

Palmarés leonino (37)

As leoas a rugir

O polvo encarnado (2)

Os nossos comentadores me...

Vermelho da cor do crime

Balanço (32)

Palmarés leonino (36)

Facebook
És a Nossa Fé no Facebook
Twitter
És a Nossa Fé no Twitter
Arquivo

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Tags

sporting

comentários

memória

selecção

bruno de carvalho

leoas

prognósticos

jorge jesus

balanço

slb

há um ano

vitórias

campeonato

benfica

jogadores

eleições

rescaldo

arbitragem

mundial 2014

taça de portugal

nós

liga europa

ler os outros

godinho lopes

golos

clássicos

futebol

árbitros

euro 2016

comentadores

cristiano ronaldo

scp

humor

formação

análise

crise

chavões

liga dos campeões

derrotas

william carvalho

todas as tags

Mais comentados
158 comentários
155 comentários
152 comentários
136 comentários
136 comentários
132 comentários
Ligações
Créditos
Layout: SAPO/Pedro Neves
Fotografias de cabeçalho: Flickr/blvesboy e Flickr/André
blogs SAPO
subscrever feeds