24 Abr 12
O estranho mito dos 6 milhões*
Francisco Mota Ferreira

Sempre me fez uma enorme confusão ouvir dizer que o SLB tem seis milhões de apoiantes. Para além de achar este número manifestamente um exagero, é assustador pensar-se como uma mentira descarada, que já tem barbas, se mantém com total impunidade e com proveitos próprios para a religião da Luz, ultrapassa gerações e é assumida como verdade insofismável.

 

Situemo-nos no tempo. Reza a história que o mito foi criado em meados do século passado, salvo erro nos anos 60, quando o Eusébio, por sinal um jogador iniciado nas escolas do Sporting de Lourenço Marques, fazia grandes brilharetes no Benfica. Independentemente da fama que o Pantera Negra tinha, recordemos que, na altura e segundo os dados oficiais, Portugal não chegava aos 9 milhões de habitantes. É de alguma soberba achar que 2/3 da população Portuguesa da altura era encarnada, não?

 

Mas, mesmo supondo que isto fosse verdade e que seis milhões torciam pela águia, há outro dado inquietante. O que se passa com este clube que, em meio século, não aumenta nem diminui o número de adeptos? Reparem que nunca se ouve falar “em cerca de seis milhões”, ou “à volta de seis milhões”. É sempre este número redondo e certinho. Pergunto eu: Será que os excedentários foram saindo do País e, como tal, não contam? Será que há uma co-relação entre taxa de mortalidade em Portugal e os adeptos do SLB?

 

Para me sossegar, gostaria muito que o Benfica apresentasse provas destes seis milhões. Pode ser como quiserem. Deixo aqui a minha sugestão: Se eu mandasse no SLB, pedia a cada adepto/sócio/simpatizante depositasse um euro numa conta aberta para esse efeito pelo outro Clube da Segunda Circular. Com uma óbvia ressalva: Não vale fazer batota, como acontece nos partidos políticos - em que há sempre uma alma caridosa que se presta a pagar quotas em atraso de militantes mais distraídos - e cada um apenas poderá depositar essa quantia, ok?

 

Se o SLB fizer isto e, ao fim, digamos, de três meses, tiver 6 milhões de euros na conta, eu juro que me calo com esta questão e cedo às evidências.

 

*Artigo publicado hoje no jornal do Sporting


comentar
8 comentários:
De Filipe a 24 de Abril de 2012 às 15:16
Como é que um adepto de um clube que na meia final da Liga Europa mete no estádio 37.000 pessoas (curiosamente, menos do que no jogo com o Benfica para o campeonato) tem o descaramento de colocar em causa se o número de adeptos do Benfica é assim tão superior ao do Sporting como se diz? No sábado, o Benfica, afastado do título, colocou mais de 40.000 no Estádio da Luz num jogo com o Marítimo? Haja paciência...


De Jose Manuel Barroso a 24 de Abril de 2012 às 17:25
Ahahahahahahahahahaha


De Fernando Albuquerque a 24 de Abril de 2012 às 19:13
Pior que os supostos 6 milhões de simpatizantes é o número de sócios que dizem ter. No última eleição do seu presidente L.F.V . os sócios votantes eram 126.876.
Votaram em Portugal e nas ilhas 19228 e no Estrangeiro 1.183 ou seja o total de 20.391 sócios.

Ora, há qualquer coisa que não bate certo. Estes valores foram extraidos do DN com mapas que nos indicavam a zona, o sexo, idades etc . dos aludidos apoiantes. É comum ouvir dizer-se que a actualização dos sócios, no clube da segunda-circular já não é feita há muitos anos, desconheço se a mesma foi feita.

Mas um clube que deve ter muito mais de 200.000 sócios, pois já se fala em 300.OO , que consegue levar ao seu estádio 50.000 pessoas, penso que não é nenhuma admiração, pois se fosse verdade o número de sócios, todos os domingos que houvesse jogo haveria uma batalha campal para entrar no estádio.

Alguns jornalistas através de noticias fraudulentas, comparam o clube da segunda-circular ao Real Madrid e ao Barcelona, o que não é nada comparável. O Real Madrid tinha há poucos anos cerca de 100.000 sócios e as assistências são sempre nesta grandeza, pois julgo ser esta a capacidade do estádio.

Todavia, nessa altura e agora desconheço se se mantém esta norma só podia ser sócio do R.M . se alguém entregasse o seu cartão, por vários motivos desistência,l morte etc ) e nessa circunstância havia uma lista de espera, com muitos milhares de pessoas à espera para ter a honra de ser sócio dessa instituição. Haviam pessoas nos jornais a venderem a sua posição de sócio, por valores que já não me recordo, que era outra forma de serem associados deste colosso, que nada tem a ver com os clubes portugueses. E penso que tinha de ser assim, pois só Madrid em que a maioria são R.M . se todos fossem sócios com a agressividade que eles manifestam havia em todos os jogos uma guerra civil.

O meu clube tem cerca de 90/95 associados e fez a actualização há pouco tempo. Se metade pagarem quotas é muito bom e falar em 200.000 e estarem no estádio 50.000 é porque algo se passa.

Saudações leoninas Fernando Albuquerque


De CP a 25 de Abril de 2012 às 22:28
Caro Fernando,
Pior que o post e o tempo a ele dedicado só mesmo o seu comentário. Ainda não percebi se o objectivo da lagartada é tentar sempre mas sempre tentar denegrir o SLB ou se é mesmo paranóia esquizóide. seja como for é de pasmar. é um delirio que ocupa todas as esferas da vida. basta ser relativo ao SLB e pumba, chega. é esse o motivo.
A titulo informativo indico que o meu filho é sócio do SLB à cerca de 3 meses e tem o 242943. até aos 300 mil ainda falta um bom bocado mas nada indica que não se chegue lá... aguardemos.
Duas notas para o interessante debate: provavelmente o World guiness of records deve ser uma "instituição" vermelha que quer dominar o mundo; sabe-se lá porquê mas diz-se que o SCP tem para apresentar uma campanha de angariação de sócios para também atingir um elevado número. vamos esperar para ver as diferenças entre o kit de sócio do SLB e o que ai virá de inovador do seu clube. aguardemos. é que como toda a gente sabe o SCP tem muito mais apoiantes do que o SLB, só que existe um complot do mundo inteiro para abafar o Sporting e como tal faz-se do preto branco e do verde vermelho. é que todos sabemos que mais de metade daqueles que se dizem adeptos do SLB estão comprados e ou hipnotizados, porque na realidade são Sportinguistas. aguardemos porque um dia a verdade virá ao de cima e veremos todo o verde que há para relamente ver.
Aproveito para desejar todo o azar ao SCP amanhã. não é por nada e é por tudo. é que o Bilbao tem um lugar especial no coração por variadas razões e como a lagartada anda tão inflamada deve gostar de ver um benfiquista a assumir directamente que quer uma copiosa derrota do SCP. eu sei que deve ser dificil mas aguardemos para ver.
Saudações desportivas.


De Fernando Albuquerque a 26 de Abril de 2012 às 09:36
Prezado Carlos Pedra

Em relação ao seu comentário estive para não responder, pois não sou paranoico e nunca fui lagarto. Poderia chamar-lhe nomes mas não é esse a minha forma de estar na vida. Devo dizer-lhe que a minha instrução primária foi feita numa escola do Alto Pina, onde fiquei logo catedrático, mas não quero ir por aí.

Pensava, que o Carlos era uma pessoa com quem se podia trocar ideias sobre os nossos clubes, pois sendo um critico do seu julguei-o mal, pois não passa do cidadão comum cuja paixão clubista se preza pelo mania da grandeza .

Portanto a partir de hoje fica a escrever sózinho , pois não perco mais tempo consigo.

Quanto ao jogo de hoje, não me admira o que diz, pois eu à 72 (SETENTA E DOIS ) anos que digo que o se clube perca sempre que jogue, seja em que modalidade for.

Fernando Albuquerque


De CP a 26 de Abril de 2012 às 11:47
Caro Fernando, não será esta a 1ª vez que me deixa a falar sozinho nem isso é importante para o caso.
Pois eu que tenho pouco mais de metade da sua idade não desejo SEMPRE que os outros clubes percam. normalmente tenho um desejo que é: que o SLB vença. a vida dos outros pouco me dá desejos. neste caso é diferente, está um clube de que realmente gosto e não é o SCP.
Não fique ofendido por chamar "lagartos". até parece que não se houve por aqui bem pior e de facto ofensivo.
Gosto pouco de hipocrisias e deixo aqui uma declaração de interesses:
SLB - corre no sangue.
Estoril Praia - amor de bairro.
Barcelona - pelo futebol.
AS Roma - pelas claques.
A. Bilbao - um pouco de politica e muito anttifascismo.
Tirando estes clubes estou-me bem marimbando para a sorte seja de quem fôr. Normalmente desejo que se jogue bom futebol e que ganhe o melhor.
Saudações desportivas e não fique chateado comigo que eu até sou bom rapaz!


De Rui Gomes a 26 de Abril de 2012 às 12:21
Caro Fernando Albuquerque,

Acabei há instantes de escrever a minha crónica para a próxima edição do jornal, que eu sei que terá oportunidade de ler, em que noutro contexto mas para semelhante fim, cito uma frase do dr. Martin Luther King: «O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem-carácter, nem dos sem-ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons». Para o efeito, nunca ficaremos silenciosos perante qualquer tipo de «barbaridades». E...mais importante, que o nosso Sporting triunfe hoje !!!

Saudações cordeais.


De Francisco Mota Ferreira a 26 de Abril de 2012 às 12:11
Nunca pus em causa o número de sócios do clube de bairro. Por mim até podem ser um milhão, paguem ou não as quotas...o que coloco em causa é que existam 6 milhões de benfiquistas, sócios ou não. Mas como disse, provem esse número. Com a minha sugestão até arranjam dinheiro para contratar jogadores decentes...

Keep calm and carry on....


Comentar post

Autores
Pesquisar
 
Posts recentes

Arbitragens antes e depoi...

Os nossos comentadores me...

Bas Dost versus Slimani (...

Pérolas de Rui Oliveira e...

Os nossos comentadores me...

Repararam?

Os nossos comentadores me...

A piada do dia

Os ingratos de chicote

O "fim" de Peter

Arquivo

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Tags

sporting

comentários

memória

bruno de carvalho

selecção

leoas

prognósticos

jorge jesus

vitórias

há um ano

balanço

campeonato

slb

arbitragem

benfica

jogadores

eleições

rescaldo

mundial 2014

taça de portugal

liga europa

godinho lopes

ler os outros

clássicos

árbitros

golos

nós

euro 2016

futebol

comentadores

crise

marco silva

scp

cristiano ronaldo

análise

humor

formação

chavões

liga dos campeões

slimani

todas as tags

Mais comentados
158 comentários
155 comentários
152 comentários
136 comentários
136 comentários
132 comentários
Ligações
Créditos
Layout: SAPO/Pedro Neves
Fotografias de cabeçalho: Flickr/blvesboy e Flickr/André
blogs SAPO
subscrever feeds