21 Abr 12

I

 

O jornal Record está de parabéns. Pela entrevista ao presidente do Sporting, (bem) conduzida pelos jornalistas António Magalhães, António Bernardino e Alexandre Carvalho. Uma entrevista importante tanto pelo que se diz nas linhas como nas entrelinhas. Uma entrevista em que Luís Godinho Lopes não hesita em apontar o seu próprio exemplo ao vice-presidente Paulo Pereira Cristóvão: «Aconselhei várias vezes Pereira Cristóvão a preservar a sua posição inicial [de renúncia à vice-presidência]. Cada um age segundo a sua consciência. (...) Eu próprio, por causa de um assunto que nada tinha a ver com o Sporting, tomei a decisão de me demitir.»

É uma longa entrevista de nove páginas, com muito para ler. Uma entrevista com várias revelações. Eis uma: o presidente do Sporting soube que o clube estava sob investigação no momento em que conversava com os três capitães das modalidades que disputam as meias-finais das competições europeias [futebol, futsal e andebol]. Para quem acredita em coincidências...

Outra revelação: antes do decisivo jogo contra os bascos do Athletic, Godinho Lopes recebeu duas chamadas telefónicas de incentivo de dois presidentes de clubes. Pinto da Costa (FC Porto) e António Salvador (Sp. Braga). «Foram os únicos líderes que me ligaram exclusivamente para esse efeito...»

A destacar ainda: a equipa B do SCP «vai avançar» já na próxima época: «Temos vários jogadores cedidos a equipas um pouco por todo o lado, no Cercle de Brugges, no Deportivo, e a várias equipas portuguesas. Com a criação da equipa B esses jogadores podem prosseguir os respectivos processos de formação connosco, competindo pelo nosso clube», justifica o presidente dos leões.

 

II

Há, por outro lado, a garantia de que Ricardo Sá Pinto permanecerá como treinador da equipa principal de futebol até 2014. Mas é uma promessa que vale o que vale: tudo depende dos resultados em campo. Este é, aliás, o ponto mais fraco da entrevista: o Record não conseguiu arrancar uma palavra a Godinho Lopes sobre o atribulado processo de substituição de Domingos Paciência pelo actual treinador. O presidente deixou entretanto claro que só não tomou já a decisão de convocar eleições antecipadas por motivos de âmbito desportivo e financeiro: «Temos eliminatórias que nos podem dar acesso a três finais europeias, estou em plenas negociações com investigadores e tomaria uma decisão contrária à estabilidade que pode permitir o acesso a tudo isso?»

Discordo em alguns pontos de Godinho Lopes. Do silêncio imposto ao clube nas relações com os órgãos de informação (silêncio que ele em boa hora quebrou agora) até aos elogios feitos a Wolfswinkel, o campeão dos golos falhados no jogo de Alvalade contra os bascos. Mas nesta entrevista o presidente do SCP lembra dois pormenores essenciais: há um ano, o clube estava a 32 pontos do primeiro - e não a 13, como agora. E as assistências em Alvalade aumentaram muito nos últimos meses - sinal inequívoco de reencontro entre os adeptos e a equipa.

É muito? É pouco? Esperemos pelo jogo de Bilbau para retomar a conversa. Para já não falta matéria de reflexão.


comentar
3 comentários:
De Jose Manuel Barroso a 21 de Abril de 2012 às 22:11
Excelente entrevista, Pedro, e num momento muito delicado e importante, em que o futuro do clube está bem mais à frente do que um episódio a esclarecer. Mas não há bela sem senão. No mesmo número de o Record,um seu editor-chefe adjunto, que tem a obrigação de não ser ignorante, escreve isto: «Se tudo está bem em campo, tudo está mal fora dele» (isto é que é independência, porra!); e isto: «A Direção do Sporting não teve coragem para barrara reentrada de Paulo Pereira Cristóvão» (isto é que é conhecimento dos estatutos do SCP, c...!). Se eu fosse diretor do bicho demitia-o na hora, como pode um editor-chefe escrever tal disparate?! Como é que a direção poderia «barrar» a «reentrada» de PPC? Com a GNR? Com os comentadores ignorantes do Record? Será que o sr. Luis Pedro Sousa (cujos comentários são, geralmente, de um primarismo atroz) não sabe que, quer se concorde ou não, PPC nunca esteve estatutariamente fora da direção? A decisão de se afastar era uma decisão do próprio - e aí estou de acordo com Godinho Lopes.


De Pedro Correia a 21 de Abril de 2012 às 23:54
Meu caro, nada mais me admira depois de ter lido estas linhas ontem, também no 'Record', assinadas por Jorge Gabriel:
«Após mais um valente rombo na estrutura indiscutível que apresentou aos sócios, Godinho Lopes só dispunha de um caminho a seguir. O da imediata demissão. As razões são por demais evidentes. Como se já não chegasse a tragico-cómica dispensa de Domingos. (...) Tal como está, esta direcção não tem perdão.»
Isto foi escrito, repara, na noite da vitória do Sporting contra o Atl. Bilbau. Nós todos a celebrar o triunfo e este sportinguista ainda a carpir mágoas pelo Domingos...


De Fernando Albuquerque a 23 de Abril de 2012 às 10:50
Prezado Pedro Correia

Como não compro jornais desportivos, não li a entrevista do nosso Presidente. Foi bom nos ter facultado alguns apontamentos dessa entrevista e se diz que o referido jornal está de parabéns isso é saudável, pois durante anos o SCP foi "insultado" por jornalistas , que deveriam ter a mesma atitude em relação a todos os clubes e como é sabido tal não aconteceu e ainda hoje continua a propaganda fraudulenta ao clube da segunda circular. Cito um exemplo. Não interrogam porque razão o jogador Nolito é suplente, quando hoje dizem que alguns clubes europeus estão interessados nos seus préstimos , só porque marcou dois golos e fez duas assistências.
Eu não duvido da sua qualidade, o que acho estranho é não perguntarem a razão de estar sempre no banco dos suplentes. Uma equipa que se proclama a melhor do mundo, que além da Taça Lucilio Baptista, possivelmente não vai ganhar mais nada se dá ao luxo de ter um jogador desta dimensão no banco dos suplentes é estranho que não indaguem qual a a justificação para esta situação.

Mas a minha razão de comentar este post , foi para dar um conselho (se ele me permitir) ao Jorge Gabriel, pessoa que admiro por dois motivos, por ser do meu clube e ser um excelente profissional.

O facto de ter acesso à comunicação social.por favor não diga mal do seu clube. Todos nós sportinguistas, temos razões de queixa, pois tem havido muitas lacunas ao longo dos últimos anos, concretamente depois do Senhor João Rocha ter sido nosso Presidente.

Acredito que o Jorge Gabriel seja um grande sportinguista, mas diz muita coisa que deveria engolir em seco, como eu faço contrariado, pois isso está a dar razão a todos os adversários que pretendem que o SCP deixe de existir. Tem facilidade em expor as suas mágoas e isso tem um local próprio e não como faz. Escreva à Direcção do seu clube e diga o que o incomoda, vá às Assembleias Gerais e exponha as suas mágoas, não faça o que normalmente faz que é prejudicar a imagem do seu clube.O Jorge Gabriel não precisa de ser conhecido por estas razões. Os Presidentes, terminam o seu mandato e nunca mais sabemos se existem e o seu Clube já tem mais de 100 anos de existência e
(eu vou a caminho dos 60 anos de associado), o que é importante é ter respeito por esta grande instituição que através dos seus atletas tem elevado bem alto o nome do seu Pais.

Saudações leoninas Fernando Albuquerque



Comentar post

Autores
Pesquisar
 
Posts recentes

Arbitragens antes e depoi...

Os nossos comentadores me...

Bas Dost versus Slimani (...

Pérolas de Rui Oliveira e...

Os nossos comentadores me...

Repararam?

Os nossos comentadores me...

A piada do dia

Os ingratos de chicote

O "fim" de Peter

Arquivo

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Tags

sporting

comentários

memória

bruno de carvalho

selecção

leoas

prognósticos

jorge jesus

vitórias

há um ano

balanço

campeonato

slb

arbitragem

benfica

jogadores

eleições

rescaldo

mundial 2014

taça de portugal

liga europa

godinho lopes

ler os outros

clássicos

árbitros

golos

nós

euro 2016

futebol

comentadores

crise

marco silva

scp

cristiano ronaldo

análise

humor

formação

chavões

liga dos campeões

slimani

todas as tags

Mais comentados
158 comentários
155 comentários
152 comentários
136 comentários
136 comentários
132 comentários
Ligações
Créditos
Layout: SAPO/Pedro Neves
Fotografias de cabeçalho: Flickr/blvesboy e Flickr/André
blogs SAPO
subscrever feeds