20 Abr 12

Reproduzo, neste espaço, uma carta publicada no jornal do Sporting, da autoria do Senhor Manuel Ramalhete, sócio n.º 37.374, que demonstra, esclarecidamente, que a generalidade do universo Sporting está bem atenta às finórias «démarches» da comunicação social desportiva portuguesa.

«No rescaldo da eliminatória dos quartos-de-final da Liga Europa, o «Diário de Notícias» publicou uma reportagem do jornalista Bruno Pires, cujo conteúdo é, no mínimo, deselegante quer para a equipa do Sporting, quer especialmente para o treinador Sá Pinto. Imediatamente sob o título de «Rui Patrício agarrou as meias-finais que o banco ia deixando fugir. Valeu o guarda-redes». Segue-se o corpo do comentário que arranca logo em grande estilo: «O Sporting está nas meias-finais da Liga Europa, mas é discutível perceber se mereceu a qualificação». (um pouco mais adiante na carta) Agora essa do «discutível perceber» é que eu não percebo. Mas visto do outro ângulo, pode ser que o problema não tenha a ver com os regulamentos da competição nem com a aritmética, mas, sim, com o conceito de merecer. E aí, já se torna mais difícil descortinar o que é que o jornalista estaria a sentir ou a pensar quando escreveu isso. Todavia, inclino-me para a hipótese de se tratar de uma prolongada azia, com origem em Londres e causada pelo resultado da Liga dos Campeões. Mas há mais! Também na SIC, o comentador João Rosado não resistiu a lançar uma provocaçãozinha sorridente. Fazendo alusão à final da Liga UEFA, perdida pelo Sporting frente ao CSKA, disse qualquer coisa como: «mas disso não convém falar porque os sportinguistas não iriam gostar». Fale à vontade, João Rosado, que ninguém irá fazer pressão para que não fale. Afinal, não foi difícil perceber que esse aparte não passou de mais uma bicadinha de águia. Ressabiada... claro».  


comentar
11 comentários:
De paulom a 20 de Abril de 2012 às 18:13
Gostaria apenas de informar que conheci o jornalista Bruno Pires através de um amigo comum e posso garantir que o mesmo é ressabiado, sim. Mas o problema é que o é relativamente ao seu próprio clube. Faz parte infelizmente do grupo de pessoas que vê nesta direcção um prolongamento das anteriores iniciada com o "roquetismo". Lembro-me de se referir a Filipe Soares Franco, Paulo Bento e Carlos Freitas com bastante desprezo e mais não digo...Sublinho apenas que a pressão vinda de fora não teria alcance se dentro do clube não houvesse este apetite quase voraz pela dissensão. Suponho que lhe interessasse mais ver na condução do clube alguém mais irrascível, talvez. Alguém que não tem aparecido por esta altura...Quanto ao João Rosado sempre me pareceu correcto nas análises e não fica sequer bem compará-lo ao inenarrável Gobern. Parabéns pelo blog e a todos os que nele participam com textos claros e de excelente afirmação de sportinguismo, de português, e de fina ironia. Abraço a todos. PM


De Rui Gomes a 20 de Abril de 2012 às 19:15
Caro Paulo,

Obrigado pela gentileza da sua apreciação do blogue e do trabalho desenvolvido pelos seus autores. Não conheço a referido Bruno Pires e não sabia das suas ligações clubísticas. Como profissional e sportinguista, desempenharia um serviço mais digno e construtivo se o seu comentário não fosse exclusivamente influenciado pelas suas simpatias pessoais quanto aos dirigentes do seu clube. Menosprezar o evidente bom trabalho do nosso actual treinador e da equipa é atraiçoar a verdade, já para não invocar a «munição» que providencia à oposição. Concordo totalmente consigo quando afirma que parte do problema do Sporting é a dissenção interna, condição que só poderá ser corrigida com o passar do tempo e de certas mentalidades. Apareça sempre neste espaço. Independentemente da diversidade de pareceres sobre qualquer temática, a opinião civil, informada e construtiva é bem-vinda.

Saudações leoninas.


De Jose Manuel Barroso a 20 de Abril de 2012 às 22:12
Caros Rui e Paulo: de acordo com o que vcs escreveram aqui. Sou tambem, testemunha do que foi dito.


De Rui Gomes a 20 de Abril de 2012 às 22:45
Está esclarecido, Zé Manel. É mais um para a lista que, diga-se, já é longa de mais. Lamenta-se !
É evidente que tanto o autor to texto, como eu, entretanto, estávamos convencidos que o cavalheiro era de origem «lampiónica». As aparências, por vezes, enganam.


De Jose Manuel Barroso a 21 de Abril de 2012 às 22:17
É um daqueles cavalos de Tróia do universo verde.


De Fernando Albuquerque a 21 de Abril de 2012 às 09:34
Prezado Rui Gomes

Já várias vezes disse neste blogue que o único jornal que leio há muitos anos é o DN e como é lógico o nosso. Os restantes jornais desportivos não me interessam, pois são jornais que nos tratam muito mal. Dizem constantemente que quem compra jornais são os adeptos do clube da segunda-circular , o que eu duvido, pois seria bom que os sportinguistas fizessem uma greve durante uma semana, não adquirindo os jornais em questão, para eles perceberem que a verdade é outra. No norte do País o jornal mais vendido é o JN e julgo a nível nacional também, pois o tratamento em relação ao FCP é também muito mau, pois parece que só existe um clube em Portugal.

Falando no DN tenho notado que há relativamente pouco tempo, este jornal que na parte desportiva pouco ou nada tinha interesse a não ser às segundas-feiras no rescaldo dos campeonatos nacionais, é que falavam mais em futebol, por razões que desconheço, apareceram recentemente a escrever todos os dias sobre vários assuntos, inclusivé denunciando casos como a novela Cardinali.
Os jornalistas são sempre os mesmos e que nalguns casos em relação ao SCP , dão a impressão que viram outro jogo, pois não gosto da forma como escrevem.
Desses jornalistas, pela negativa, pois tem sempre uma atitude negativa em relação ao SCP , o que aliás já chamei a atenção aqui neste blogue está o citado
Bruno Pires. Agora leio que o mesmo jornalista é
simpatizante do SCP . Valha-me Deus. Não gostar do SCP é uma coisa. Defender o seu clube é outra. Ser jornalista é ser uma pessoa que tem de dizer a verdade e não branquear os factos. Sendo assim, o
jornalista em causa tem de ser imparcial e não ter uma atitude que só os jornalistas anti SCP mostram
nas crónicas que fazem nos jornais, que são nojentas e que me obrigaram a não comprar jornais desportivos. Sendo uma pessoa jovem ainda está a tempo de fazer uma reciclagem e mudar de atitude, pois a forma como escreve sobre o SCP não é mais correcta.

Saudações leoninas Fernando Albuquerque


De Rui Gomes a 21 de Abril de 2012 às 11:59
Não se tei conhecimento que o Sporting ontem deu entrada de queixas-crime contra o Diário de Notícias, o Jornal de Notícias, Correio da Manhã e a revista Sábado, tudo relacionado com o «Caso Cardinal».


De Rui Gomes a 21 de Abril de 2012 às 12:11
Como não conhecia esse Pires, também fiquei a pensar que era simpatizante benfiquista, pelos seus comentários. Afinal é um pseudo-sportinguista que frequentemente deita abaixo tudo e todos associados ao Sporting. Infelizmente, temos mais alguns assim, o que é de lamentar.


De Fernando Albuquerque a 21 de Abril de 2012 às 09:56
Ainda sobre este assunto, esqueci-me de falar noutra personagem do pior que há na comunicação social.
O individuo em questão, é uma pessoa que detesta tudo o que seja verde a começar no SCP .
Depois do jogo estive a ouvir os seus comentários. A muito custo enalteceu a vitória do SCP , dizendo que jogámos bem e que o resultado deveria teria sido outro etc.etc . Até aqui estou de acordo com o que disse. Mas como não é capaz de falar no SCP sem dizer mal, arrasou o miúdo Martins, que quanto a mim e muita mais gente foi dos melhores jogadores em campo. É inacreditável a forma como este jornalista é alérgico a dizer as verdades e sem razão nenhuma
tenta destruir um rapaz que tem feito excelentes exibições quer no seu clube ou na selecção nacional da sua categoria e que julgo tem um futuro brilhante se for devidamente acompanhado. Aqueles pezinhos não enganam ninguém.

Este jornalista é JOAQUIM RITA que é uma pessoa que não serve para comentador, pois adultera as verdades. O Record hoje na Internet escreve sobre este jogador, dizendo que a imprensa mundial gostou da sua prestação, e só não vê quem infelizmente é invisual.

Saudações leoninas Fernando Albuquerque


De Rui Gomes a 21 de Abril de 2012 às 12:04
O Pedro Correia já abordou em diversas ocasiões os insólitos comentários de Joaquim Rita sobre o Sporting. Dá para entender que o seu escopo na vida é dizer mal do Sporting e, claro, enaltecer o emblema «lampiónico». Na análise final, nada interessa o que ele diz. Muito indica que o André Martins tem um grande futuro à sua frente e o Sporting até terá que tomar precauções para não o perder prematuramente, como já aconteceu com outros.


De Fernando Albuquerque a 21 de Abril de 2012 às 13:03
Prezado Rui Gomes

Não tinha conhecimento desses processos que o SCP tinha instaurado. Fico satisfeito, pois é sinal que esta Direcção anda atenta ao que se passa. A mim faz-me confusão como é que o SCP autoriza a entrada a jornalistas que sistematicamente dizem mal do SCP , desestabilizando toda a estrutura do futebol, que me parece sempre muito débil, pois assuntos que deveriam ser tratados internamente aparecem sempre na comunicação social, o que não deveria acontecer.

Li que alguém do Nacional esteve a assistir ao jogo contra o A.Bilbau . Espero que tenha pago bilhete, pois a quantidade de pessoas que entram á borla é por vezes superior aos espectadores que assistem a muitos jogos de futebol.

Não sei se reparou que quando foram apresentados os equipamentos da nossa selecção para o Europeu, os jogadores presentes eram o Ricardinho (futsal) e o novo "fenómeno" da segunda-circular , que já está convocado o que nos dá a garantia de termos muitos penaltis a nosso favor, tal a perfeição em se atirar para
o chão. Por outro lado há um jogador a jogar em Inglaterra que é o melhor goleador a seguir ao nosso Cristiano, que ninguém fala nele.

A propaganda vermelha fraudulenta continua. pois isto de convocarem antecipadamente jogadores só neste País é possível.

Saudações leoninas Fernando Albuquerque



Comentar post

Autores
Pesquisar
 
Posts recentes

Os nossos comentadores me...

Youth think red

Minuto de Silêncio em Alv...

A cartilha

188 visualizações por hor...

Caiu-lhe de vez a máscara

O grande pacificador

Nem com a morte chegou o ...

Pódio: Paulo Oliveira, Ge...

Os nossos comentadores me...

Arquivo

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Tags

sporting

comentários

memória

bruno de carvalho

selecção

leoas

prognósticos

jorge jesus

vitórias

há um ano

balanço

slb

campeonato

arbitragem

benfica

jogadores

rescaldo

eleições

mundial 2014

taça de portugal

liga europa

godinho lopes

ler os outros

clássicos

golos

árbitros

nós

euro 2016

futebol

comentadores

crise

marco silva

cristiano ronaldo

scp

análise

humor

formação

chavões

liga dos campeões

slimani

todas as tags

Mais comentados
158 comentários
155 comentários
152 comentários
136 comentários
136 comentários
132 comentários
Ligações
Créditos
Layout: SAPO/Pedro Neves
Fotografias de cabeçalho: Flickr/blvesboy e Flickr/André
blogs SAPO
subscrever feeds