22 Mar 12

 

Eis uma manchete que diz tudo. Manchete do jornal Marca, campeão de vendas da imprensa diária espanhola, em crítica frontal à arbitragem do jogo Villareal-Real Madrid, que terminou empatado e com três jogadores madridistas expulsos. Gostaria de ter visto uma manchete destas por cá na terça-feira, dia seguinte ao Gil Vicente-Sporting, jogo também estragado por uma arbitragem escandalosa.


comentar
28 comentários:
De Rui Gomes a 22 de Março de 2012 às 19:50
Caro Pedro, se o que aconteceu ao Real Madrid tivesse acontecido ao Benfica, era precisamente esse
tipo de divulgação noticiosa que seria distribuida por Portugal inteiro, hoje e nas próximas semanas.

Cumprimentos. Rui Gomes


De Pedro Correia a 22 de Março de 2012 às 20:04
Não tenho a menor dúvida, Rui.


De Outside a 22 de Março de 2012 às 19:55
Sorriso...
Também gostaria apesar da diferença clarividente no que respeita à realidade da imprensa escrita jornalística entre os dois paìses.

1. A Marca é Realmente Madrid;
2. Por cá temos um Jogo afecto ao Porto, uma Bola umbilical-mente! vermelha e um Record indefinido mas sem simpatias pelo Leão, talvez, talvez pelo lagarto;

Sporting Clube de Portugal, o Maior, contra Tudo e contra Todos..sorriso..assim é desde que me lembro Pedro.

Bom post.

Abraço

SL, David


De Pedro Correia a 22 de Março de 2012 às 20:04
Obrigado, David. Um abraço.


De pedro oliveira a 22 de Março de 2012 às 20:54
Calma.
Foi o Real Madrid que foi beneficiado no jogo de ontem.
Muito beneficiado, aliás.
A Marca (que não morre de amores por Mourinho ao contrário dos «media» tugas) diz tudo na capa e cito:
«Timorato planteamiento del partido por Mourinho»
«El arbitro (...) perdona dos penaltis de Arbeloa»
Vi o jogo, sei que o Real foi abafado, taticamente, pelo Villareal, foi um bom jogo, no qual, a existir um vencedor, seria, sem dúvida nenhuma, a equipa da cor do Sol.


De manfio a 22 de Março de 2012 às 22:53
nada de acordo. nem a bola se atrevia a fazer uma capa assim para o benfica. quem viu o jogo do real ontem sabe que não foi o real o clube prejudicado. a forma como eles se fazem de vítimas é ridícula e apenas tenta desculpar jogos menos bons. o sporting, em barcelos, tinha muito mais razão de queixa, mas também se fizeram de vítimas. demais...


De Pedro Correia a 23 de Março de 2012 às 13:24
O Sporting "fez-se de vítima" ou foi realmente vítima de uma arbitragem escandalosa?


De Lionheart a 23 de Março de 2012 às 00:05
A imprensa desportiva espanhola ainda é mais facciosa que a portuguesa. Violentamente facciosa e incendiária. Os catalães são os piores. É doentio.

Não vi o jogo mas é claro que o Real Madrid se afundou emocionalmente com o golo do empate. A falta que dá origem ao livre não existe, a vantagem era mínima e quando já não esperavam acontece o golo e os merengues explodiram com aquela contrariedade e agora aquelas expulsões todas vão afectar as próximas jornadas. Dois jogos consecutivos a sofrer golos nos últimos minutos minaram-lhes a confiança e agora seis pontos de avanço, com tantos jogos por disputar e o Barcelona a crescer, parece pouco. Vai ser preciso muita cabeça. O Mourinho tem de aguentar aquilo...


De Pedro Correia a 23 de Março de 2012 às 13:24
E afinal o Real ainda tem seis pontos de avanço...


De Francisco a 23 de Março de 2012 às 00:29
De certeza que o "escândalo" do título tem a ver com o resultado? Eu li a crónica ainda ontem no on-line e o jornalista escreveu que o resultado era justo.
Mais, até um outro comentador escreve que o Madrid foi beneficiado (aqui: http://www.marca.com/2012/03/21/futbol/equipos/real_madrid/1332365905.html).
As semelhanças entre o jogo de ontem do Madrid e o nosso em Barcelos não me parecem evidentes, antes pelo contrário; ou melhor, o Villareal e nós podemos queixar-nos...


De Rui Gomes a 23 de Março de 2012 às 11:27
Face aos comentários, estou rapidamente a chegar à conclusão que vi um outro jogo, em que o árbitro mostra dois amarelos ao #9 do Villarreal e deixa-o em campo - o treinador viu e substituiu-o - o vermelho ao Ozil alegando que ele aplaudiu sarcasticamente a sua decisão, mas nas imagens não se viu qualquer reacção do jogador, o lance em
que Pepe faz um corte limpo, fica com sangue na boca depois de ter levado uma murraça e ainda foi premiado com o amarelo e mais algumas decisões que podia citar.


De Pedro Correia a 23 de Março de 2012 às 13:23
Rui: ia escrever isso mesmo. Face a certos comentários, devemos ter visto um jogo diferente.


De Francisco a 23 de Março de 2012 às 15:04
Pois viram
E também leram diferentes edições da 'Marca'


De Pedro Correia a 23 de Março de 2012 às 15:38
«O diário Marca, conhecido por suas posições pró-Real, chamou as expulsões de "escândalo" logo na capa» (esportes.terra.com.br/futebol/europeu/2012/noticias/0,,OI5679357-EI18003,00-Jornais+criticam+expulsao+de+cinco+em+tropeco+do+Real+escandalo.html)
«Tras el partido de ayer en El Madrigal, Marca y AS no han podido resistirse a tachar la actuación arbitral como escandalosa»
(www.intereconomia.com/noticias-/punto-pelota/madrid-hablan-escandalo-20120322)


De Francisco a 23 de Março de 2012 às 16:40
Eu repito (do meu primeiro comentário aqui colocado):
"Penalti de Arbeloa a Nilmar no pitado y correctas las rojas a Ramos y Özil"
em: http://www.marca.com/2012/03/21/futbol/equipos/real_madrid/1332365905.html
Quando disponível, convém consultar o original


De Pedro Correia a 23 de Março de 2012 às 17:10
Ora tome lá para a troca. Não se esqueça de preencher a sua caderneta de cromos. Basta ir buscar aqui:
www.marca.com/2012/03/23/futbol/equipos/real_madrid/1332464228.html

«El doble rasero con el que ha arbitrado José Luis Paradas Romero al Real Madrid y al Barcelona, en poco más de un mes, es uno de los argumentos fundamentales en los que se basan las alegaciones del club blanco para dejar claro que se sienten perjudicados por este colegiado andaluz.
El 11 de febrero, en el encuentro que disputaron en el Reyno de Navarra Osasuna y Barcelona, se produjeron muchas situaciones similares a las que se vieron el jueves en El Madrigal. Igual que Mourinho acabó siendo expulsado, por doble amarilla, por salir del área técnica y dirigirse al colegiado, Guardiola no vio ni una cartulina cuando tuvo un mismo comportamiento.
Hubo un momento, en el que Pep estalla contra una decisión de Paradas Romero. Cuando el colegiado anula un gol de Alexis Sánchez, el entrenador del Barcelona sale del área técnica y recrimina la jugada. Las imágenes son evidentes, el cuarto árbitro se percata de todo, pero Pep no recibe sanción alguna.
El Comité Técnico de Árbitros está satisfecho con su actuación
Dos maneras diferentes de juzgar a los entrenadores de Real Madrid y Barcelona. Paradas no permitió ni a Mourinho ni a su preparador físico, Rui Faria, acabar el partido y sí estuvo más permisivo con Guardiola.
También se pudo comprobar cómo con los jugadores, el árbitro andaluz también interpretó las mismas jugadas de diferente forma. En el Reyno de Navarra se vio correr a Xavi hasta llegar al linier, saliendo del área técnica, y gritándole para recriminarle reiteradamente una acción. El centrocampista azulgrana sólo recibió una cartulina amarilla.
Una acción que se puede comparar con la de Özil, que fue expulsado por aplaudir cuando se produjo la falta de Altintop que tuvo como final el gol de Marcos Senna de falta. Paradas habla en el acta que el jugador del Real Madrid se mofa de su decisión y le acaba expulsando. Se puede considerar, incluso, menos grave que lo de Xavi.
Pero también hay otra acción en el Reyno de Navarra en la que Mascherano y otros jugadores rodean al árbitro. El argentino sólo vio tarjeta amarilla.»


De Francisco a 23 de Março de 2012 às 17:59
Onde é que já vi este tipo de 'argumentação'? Quando não dá com alhos, invocamos bugalhos.
Pareceu-me que o fundamental do texto era sobre a similitude dos prejuízos Madrid/Sporting e sobre a falta que fazem por cá títulos como o da 'Marca'. Contestei isso, porque a 'Marca' não escreve tal e argumentei que há mais similitude Villareal/Sporting (nos 'roubos').
Afinal estava enganado... O post era sobre Madrid/Barcelona e o Sporting era só para disfarçar.
Mas para esse peditório não dou.
Viva o Sporting (Clube de Portugal, antes que faça alguma confusão com Gijon)


De Pedro Correia a 24 de Março de 2012 às 14:20
Viva o Sporting (e nisto estamos obviamente de acordo).


De Rui Gomes a 23 de Março de 2012 às 16:42
Sou adepto apenas e exclusivamente do Sporting Clube de Portugal. Quando assisto a um jogo do Real Madrid, limito-me a desejar o sucesso dos portugueses que nele militam e não penso nas consequências para o Barcelona ou para outros. Além de tudo, quando vejo um qualquer desafio, não necessito que o jornal «Marca» me venha dizer a mim aquilo que eu pessoalmente vi e tenho capacidade para dissecar minuciosamente. Por outras palavras, a minha participação é informada e desapaixonada.


De Pedro Correia a 23 de Março de 2012 às 16:56
Digo o mesmo.


De pedro oliveira a 23 de Março de 2012 às 17:18
Militam portugueses em quase todos os clubes da "La Liga" muitos dos quais passaram pelo nosso Sporting; Rui Fonte, Postiga, Carlos Martins para só citar alguns nesse sentido a questão dos portugueses é (na minha opinião) uma falsa questão.
O que está em causa neste «post» é o título da Marca. «Gostava de ter visto um título destes cá» intitula-se o «post» e efectua uma extrapolação da palavra castelhana: Escándalo para uma suposta arbitragem escandalosa que teria prejudicado o Real Madrid, ora essa extrapolação não tem sustentação nem no real ocorrido (o jogo Villareal vs. Real) nem na própria opinião que o jornal Marca publica sobre o assunto.
"Escándalo" será o facto de nos dois últimos desafios o clube do treinador mais bem pago do mundo ter somado dois pontos em seis, pelo menos é assim que interpreto a «portada» da Marca.


De Pedro Correia a 24 de Março de 2012 às 14:19
Eu não a interpreto assim, Pedro. E a verdade é que o Real continua no comando do campeonato espanhol.


De Rui Gomes a 23 de Março de 2012 às 20:25
É notável que o Comité de Disciplina da Federação espanhola apesar de suspender Pepe por dois jogos, por consequência das palavras insultuosas no fim do jogo, retirou-lhe o amarelo atribuído pelo árbitro, não suspendeu Sergio Ramos e retirou-lhe um dos
amarelos que lhe foi aplicado, puniu Ozil e José Mourinho com um jogo cada, por palavras, e o adjunto Rui Faria com dois jogos, já que é a quarta ocasião esta época que ele é expulso. Pelos vistos, o árbitro sempre cometeu alguns erros.

P.S. Pedro, se for a tempo, agradeço que anule o
meu prévio comentário.


De Pedro Correia a 24 de Março de 2012 às 14:18
Oportuna observação, Rui. E que diz muito sobre a escandalosa actuação do árbitro.


De Anónimo a 23 de Março de 2012 às 23:31
Eu não sou sportinguista mas vi-me obrigado a comentar este post porque parece que certos comentadores não viram o mesmo jogo que eu.

1) O Real foi efectivamente benefeciado num lance em que o árbitro podia ter assinalado penalti cometido pelo Arbeloa.

2) A partir de esse lance o árbitro mostrou as suas verdadeiras cores blaugranas e prejudicou o Real o resto do jogo.

Alguns lances:

-2 amarelos mostrados ao #9 Marco Ruben do Villarreal, o cartão vermelho ficou no bolso;
-Pepe é agredido, ficou com a boca em sangue, árbitro fez de conta, Pepe mostra-lhe a boca em sangue e vê o cartão amarelo;
-falta que dá origem ao golo do Villarreal inexistente;
-a contestação de uma decisão do árbitro dá direito a cartão amarelo segundo as leis do jogo, Ozil, Pepe e Rui Faria viram o cartão vermelho directo, sem haver motivos para isso;

Posto isto, percebe-se o porquê do ex vice-presidente do Barcelona Alfons Godall ter dito que:

"No estar bien con la RFEF nos perjudica a nivel deportivo"

e

"Laporta cultivó mucho las buenas relaciones con esta institución y eso nos ayudó"

fonte: http://www.marca.com/2012/03/09/futbol/equipos/barcelona/1331250248.html


De Pedro Correia a 24 de Março de 2012 às 14:17
Agora, sim. Posso dizer que vimos o mesmo jogo.


De Rui Gomes a 24 de Março de 2012 às 14:31
Em total sintonia, finalmente. Desculpem a minha brevidade, mas vou acelaradamente para o estágio, em preparação para o embate do Sporting que se aproxima. Não há tempo a perder !

Cumprimentos.

P.S. Pedro, mera curiosidade, recebeu o meu endereço de «e-mail» ?


De Pedro Correia a 24 de Março de 2012 às 14:41
Sim, meu caro. E muito em breve segue um convite da minha parte.


Comentar post

Autores
Pesquisar
 
Posts recentes

A minha costela Jota Jota

Pontos nos is.

A Europa e o Vida

Esperança

Irritação

P.O. a D.D. - A sério?

Manto de silêncio

Ódio puro e duro

Os nossos comentadores me...

Como utilizar um miúdo 15...

Arquivo

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Tags

sporting

memória

comentários

selecção

bruno de carvalho

leoas

vitórias

prognósticos

há um ano

jorge jesus

campeonato

balanço

slb

arbitragem

benfica

mundial 2014

jogadores

rescaldo

taça de portugal

liga europa

godinho lopes

eleições

euro 2016

árbitros

ler os outros

futebol

golos

clássicos

comentadores

nós

marco silva

crise

scp

cristiano ronaldo

análise

chavões

formação

humor

liga dos campeões

slimani

todas as tags

Mais comentados
158 comentários
155 comentários
152 comentários
136 comentários
132 comentários
132 comentários
114 comentários
Ligações
Créditos
Layout: SAPO/Pedro Neves
Fotografias de cabeçalho: Flickr/blvesboy e Flickr/André
blogs SAPO
subscrever feeds