08 Mar 12

Nem nestas alturas os comentadores do costume escondem os preconceitos anti-Sporting. Vale a pena anotar, a propósito, um momento quase antológico protagonizado por Joaquim Rita, há minutos, na SIC Notícias. Analisando com ar enfastiado o golão de Xandão, saiu-lhe isto: «A natureza do golo é contraditória com as características do jogador.» Enquanto se apressava a confessar que não está nada optimista quanto às perspectivas do Sporting no jogo da segunda mão, em Manchester. «Vai ter muita dificuldade em apurar-se», vaticinou. Com o mesmo ar cheio de enfado.

Valeu neste rescaldo televisivo a lucidez de David Borges, em perfeito contraste com o colega de painel. «Há ali um gesto técnico com intenção de fazer golo. Um momento de absoluta magia», sublinhou este comentador. Dizendo, ele sim, a verdade sobre o momento culminante desta vitória sportinguista contra o Manchester City. Que, por cá, nos encheu de alegria - e, por aí, encheu alguns outros de azia.


comentar
19 comentários:
De Daniel João Santos a 8 de Março de 2012 às 22:42
Uma excelente vitória do Sporting por um a zero. Entrega, garra e muito jogo de bola. Tenho a certeza que aquele jogador do City que não conhecia os jogadores do Sporting passou a conhecer.


De Pedro Correia a 9 de Março de 2012 às 00:15
Tenho a mesma certeza, Daniel. Obrigado pelo seu exemplo de desportivismo.


De António Luís a 8 de Março de 2012 às 22:47
Caríssimo!

O Sr. Joaquim Rita é uma espécie de "Gabriel Alves mas em menos bom" com uns laivos de Rui Santos, mas sem tantas hipérboles.
Engoliu em seco, pois claro, como secos são sempre os seus comentários, seja na SicN como na Antena 1...
Alguns, se não dessem para rir, dariam para chorar!

Abraço!
AL



De Pedro Correia a 9 de Março de 2012 às 00:12
Gabriel Alves é muito superior a qualquer dos outros dois. Comparado com eles, é quase património imaterial da cultura portuguesa.


De José Navarro de Andrade a 9 de Março de 2012 às 01:49
Imaterial?? Ele fez uma grande dieta, mas imaterial...


De Pedro Correia a 9 de Março de 2012 às 21:22
Concedo. Património material da cultura futebolística. O comentador que nos introduziu à beleza de metáforas como a do 'jogador X que chutou com o pé que tinha mais à mão'.


De José da Xã a 9 de Março de 2012 às 00:03
Pedro,

O David Borges é dos poucos jornalistas desportivos que oiço. Sério, coerente, pensa pela cabeça dele e não se esconde atrás de quaisquer lugares comuns. O outro é parvo, ponto


De Pedro Correia a 9 de Março de 2012 às 00:26
Meu caro, de acordo quanto ao David Borges. O problema de vários comentadores da área desportiva, incluindo alguns jornalistas, é o excesso de 'cachecol'.


De Fernando Albuquerque a 9 de Março de 2012 às 09:11
Grande Sporting. Costumam dizer que o SCP só joga contra equipas fracas, mas ontem tratava-se apenas de umas das maiores equipas do mundo. Não consegui dormir só a pensar que o SCP poderia ter marcado três golos (falharam dois de baliza aberta), embora o City tivesse também oportunidades, mas ontem a noite era nossa. O que se passa com o avançado holandês ? Levem.-no há bruxa, pois deve ter sido mau olhado, de alguém com inveja de não o ter na sua equipa.

Quanto ao Joaquim Rita, já temos aqui neste blogue o perfil da criatura. Incompetente, seguidor do sistema da segunda-circular e uma pessoa a não deixar entrar no nosso estádio. Mete-me repulsa a forma como comenta os jogos do SCP .

Há dias chamei a atenção para forma de gozo como os funcionários públicos da Antena I comentaram o jogo do Bonfim. Ontem, foram uns "meninos bem comportados", pois os seus comentários foram sérios e competentes. O comentador José Nunes narrou aquilo que eu e muita gente viu na TV , sem magoar ninguém nem denegrir a imagem dos jogadores o que fazem constantemente.
Saudações leoninas. Fernando Albuquerque


De Pedro Correia a 9 de Março de 2012 às 21:26
A frase «a natureza do golo é contraditória com as características do jogador», mais do que definir um (mau) estilo, ilustra bem até que ponto alguém pode distorcer aquele que foi um momento culminante de um grande jogo de futebol. Parafraseando Jorge Jesus, não é porque não sabe mas porque não quer.


De Rui Gomes a 9 de Março de 2012 às 22:18
Caro Fernando Albuquerque,

Lamento só no fim do dia ter tido oportunidade para visitar o blog, uma vez que já era minha intenção
espreitar um comentário seu. Simplesmente para o
lembrar que na nossa conversa de há dias, disse-lhe
que Manicini não iria jogar com «autocarros» ou
«comboios» e que a nossa rapaziada poderia melhor
explanar o seu futebol. Assim aconteceu e agora é só
acreditar que se possa vir a repetir em Manchester.

Saudações leoninas. Rui Gomes

P.S. Leu a minha crónica ?...neste momento nem me
recordo da temática que abordei.


De Bruno Vieira Amaral a 9 de Março de 2012 às 10:29
Pedro,

desculpe lá a foice em verde seara, mas a análise do David Borges foi um bocadinho patética. Sentiu-se ali um certo revanchismo de adepto magoado com a sobranceria dos ingleses. Sentimento aceitável num adepto e nos jogadores, mas pouco saudável num comentador. E como prova da análise enviesada do David Borges está o facto de ter dito que este City não é uma equipa, é um conjunto de estrelas e de média intensidade. Será que o David Borges costuma ver os jogos do City? Não me parece. Outra coisa foi ter dito que, para a segunda mão, apostava na humildade do sporting. Aí, a análise e prognóstico do Joaquim Rita, que é tudo menos imparcial, pareceu-me mais realista. O Sporting ganhou bem, mas o City continua a ser favorito. Ao fim e ao cabo, ficou tudo equilibrado: enfado do Rita e euforia do Borges.


De Pedro Correia a 9 de Março de 2012 às 21:29
Caro Bruno:
Meta à vontade a foice em seara alheia. Falo por mim: é um gosto receber por cá a visita de adversários inteligentes e civilizados. Estamos, de facto, em desacordo: revejo-me em grande parte do que o David Borges disse. A prestação do City em Alvalade, de resto, confirmou que esse clube está sobrevalorizado pela crítica. Ontem revelou-se isso mesmo: um conjunto de estrelas de média intensidade.
Um abraço.


De paulo mendes a 9 de Março de 2012 às 16:05
Boas Caros adeptos do Grande SPORTING C.P . :

Não SPORTING C.P . não temos inimigos...
Apenas concorrentes invejosos que gostariam de ser como o Sporting e fazerem o que a gente faz...
Por isso nos hostilizam tanto e tentam distorcer a nossa imagem, os nossos feitos, fazendo delas o que certamente não condiz com a realidade...
Nós SPORTING C.P . apenas lamentamos...
Porque ainda não fizeram um terço do que a gente é capaz!!!
Saudações Leoninas
Paulo Ramses76


De Pedro Correia a 9 de Março de 2012 às 21:30
Saudações leoninas, Paulo.


De Fernando Albuquerque a 10 de Março de 2012 às 11:32
Prezado Rui Gomes

Faço ideia do seu contentamento com a vitória e a excelente exibição da nossa equipa. São estes ingredientes que nos fazem viver mais uns anos.
Todas as terças-feiras recebo o jornal e vou logo saber as novidades. Esta semana tive uma grande desilusão que foi a 2ª. derrota seguida dos nossos júniores , que eu pensava que tinham uma equipa para ganhar a qualquer adversário. Aguardemos.

Quanto ao seu artigo no nosso jornal, li e gostei e será assim, que devemos chamar atenção para quem nos quer prejudicar denegrindo a nossa imagem.
Estou convencido que esta onda que começou neste blogue e possivelmente noutros que não acompanho, farão com que os comentadores e afins comecem a ter
mais respeito pelo nosso SCP , pois o que se tem dito no passado e presente, tornou-se numa corrente do deita abaixo, sem que alguém ponha termo a esta perseguição. Somos muitos adeptos e teremos de denunciar esses sujeitos e dizer-lhes que não estamos a dormir e desejamos que o nosso clube seja respeitado.


Lisboa 2 de MARÇO DE 2012-----DIA DA VERGONHA NACIONAL

Já passaram OITO DIAS e os "ratos" continuam na toca, sem terem a coragem de actuar, o que seria normal face aos protestos insultuosos dos donos da segunda circular.

Saudações leoninas Fernando Albuquerque

PS. Tenho um grande amigo em Toronto, o Senhor António Belas, penso que seja do contra mas é uma excelente pessoa.



De Rui Gomes a 10 de Março de 2012 às 20:06
Caro Fernando Albuquerque,

Agradeço a sua atenção. Imagino que a minha alegria terá sido semelhante à sua e à de todos os
sportinguistas. Também nós aqui ficámos descontentes com a derrota dos jovens com o Braga mas fui informado há pouco que hoje derrotámos o
FC Porto. Ainda faltam alguns jogos. A ansiedade agora assenta com a 2ª mão em Manchester e
queremos acreditar no melhor, evidentemente, sem
esquecer o Guimarães. A partir do dia 20 do corrente vou passar a escrever no jornal apenas qinzenalmente, uma vez que vão aparecer novos
cronistas em breve e o espaço não dá para todos.
Quanto ao seu amigo António Belas, não sei se se refere ao pai se ao filho, pela idade, possívelmente
ao primeiro. Conheço ambos como grande empresários e «vermelhos», mas não privo com eles. Aqui na nossa comunidade de cerca de 300
mil portugueses, não é tarefa fácil ser sportinguista,
uma vez que a maioria são do outro lado, especialmente para mim, porque além da minha vida
profissional andei muitos anos envolvido no futebol
e sou muito conhecido. Contudo, preza-me ser
respeitado e nos anos em que escrevi em jornais locais, nunca desperdiçei qualquer oportunidade para
lhes lançar as devidas e justas «farpas».

Uma grande abraço e saudações leoninas.

Rui Gomes


De Fernando Albuquerque a 11 de Março de 2012 às 11:54
Prezado Rui Gomes

Estou preocupado com o jogo de logo à noite, pois vai ser dificil os jogadores não pensarem no jogo com o City.Perder mais pontos é mau, pois ficamos numa posição que não se coaduna com a nossa grandeza e o prestigio é sempre abalado. Vamos ter fé.

Sobre os júniores , de facto ganharam ao Porto, pelo que têm de ir à segunda-circular vencer e ganhar em casa ao Braga , assim como fazerem um bom resultado no Dragão.

Espero que os novos comentadores do nosso jornal se interessem em denunciar os actos de provocação e faltas de respeito praticados por jornalistas ao serviço dos "sistemas" em vigor, quer sejam do norte, ou aqui ao lado.

Um abraço para si. Saudações leoninas

Fernando Albuquerque


De Sílvia Maria a 16 de Março de 2012 às 13:47
O gozo que me deu esta façanha do Sporting ao eliminar o Manchester City.
Vejam alguns destaques da imprensa inglesa:

Destaca-se muito a dupla eliminação - do
Manchester United e do Manchester City. O Daily Mail sublinha que no entanto "o Manchester City caiu batalhando", numa alusão à cavalgada
final que quase eliminou o Sporting e põe em plano de evidência o golo falhado pelo guarda-redes inglês na última jogada do desafio.
No Daily Telegraph, está em destaque a afirmação do treinador do City, Roberto Mancini, segundo a qual assume a derrota por "ter cometido o
erro de substimar o Sporting". Diz ele que depois da eliminação do FC Porto, pensou que o Sporting ia ser fácil, porque é o quarto no campeonato português e está a onze pontos do primeiro...E refere: "mas voltei a aprender a lição...porque no futebol não há coisas fáceis".
No The Independent, dá-se forte e feio no City. Afirma o jornal que um City muito desleixado "fez muito pouco e muito tarde".
O Guardian faz o contraste entre o velho Manchester City, "sempre ciente de que a vida é difícil e que é preciso fazer pela vida", e
este novo Manchester, que "a riqueza de Abu Dhabi transformou num conjunto de estrelas que entendem ser a vida fácil".
De uma forma geral a imprensa inglesa não analisa o Sporting fixando-se quase só na equipa inglesa.
Estão ressabiados!
Obrigada Sporting, por este gozo!


Comentar post

Autores
Pesquisar
 
Posts recentes

Fanfarronice ou será que ...

Prognósticos antes do jog...

Os nossos comentadores me...

Leoas às sextas

A minha costela Jota Jota

Pontos nos is.

A Europa e o Vida

Esperança

Irritação

P.O. a D.D. - A sério?

Arquivo

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Tags

sporting

memória

comentários

selecção

bruno de carvalho

leoas

vitórias

prognósticos

há um ano

jorge jesus

campeonato

balanço

slb

arbitragem

benfica

mundial 2014

jogadores

rescaldo

taça de portugal

liga europa

godinho lopes

eleições

euro 2016

árbitros

ler os outros

futebol

golos

clássicos

comentadores

nós

marco silva

crise

scp

cristiano ronaldo

análise

chavões

formação

humor

liga dos campeões

slimani

todas as tags

Mais comentados
158 comentários
155 comentários
152 comentários
136 comentários
134 comentários
132 comentários
114 comentários
Ligações
Créditos
Layout: SAPO/Pedro Neves
Fotografias de cabeçalho: Flickr/blvesboy e Flickr/André
blogs SAPO
subscrever feeds