17 Fev 12

Em cima da hora, escrevi ontem aqui o que me parecia óbvio: o Sporting fez o resultado mais positivo das equipas portuguesas nesta jornada europeia, o que constituiu uma boa estreia de Ricardo Sá Pinto enquanto treinador da equipa principal de futebol do nosso clube. Abrindo hoje o Record, verifico que o director-adjunto deste jornal, António Magalhães, vem igualmente destacar tal facto na análise que publica na página 2 deste diário:«O Sporting foi a única equipa portuguesa que não perdeu na primeira mão da ronda europeia que envolveu também Benfica, FC Porto e Sp. Braga.»

Todos de acordo? Aparentemente não. As notas dissonantes vieram precisamente de dois colaboradores do mesmo jornal que ostentam cachecóis sportinguistas: Jorge Gabriel e Daniel Oliveira.

O primeiro, provavelmente por falta de melhor assunto, veio só ao fim destes dias assinalar que Domingos Paciência não devia ter sido afastado do cargo de treinador porque "conseguiu em seis meses chegar à final da Taça de Portugal». E escreve isto, assinale-se, depois de se proclamar "amigo" de Ricardo Sá Pinto. Caso para dizer: com amigos destes...

O segundo, também sem uma palavra sobre o 2-2 alcançado na Polónia, escreve o seguinte: «Ninguém põe em causa o sportinguismo de Sá Pinto. Mas o clube precisa de alguém que crie uma equipa, não de um boxeur que as claques aplaudam.»

É também por isto que o Sporting tem entrado tantas vezes em campo antecipadamente derrotado: alguns dos que se intitulam sportinguistas fazem questão de estar sempre na primeira linha das críticas. Não visando os clubes rivais, mas o próprio clube. Dando monumentais tiros no próprio pé.


comentar
36 comentários:
De RuiMCB a 17 de Fevereiro de 2012 às 23:16
Bem visto!


De Pedro Correia a 18 de Fevereiro de 2012 às 23:54
Saudações leoninas, Rui.


De Artur R a 18 de Fevereiro de 2012 às 00:02
É tal e qual!!! Nos programas de tv ainda pior, 95% em vez de ajudar, ainda mete mais para baixo!

Já para não falar de muitos que nao estando na Comunicaçao Social, tem sempre algo a dizer, e vomitam asneiras sempre que alguém lhes espeta um microfone á frente!


SL


De Pedro Correia a 18 de Fevereiro de 2012 às 23:54
O problema não é a crítica, naturalmente. É o tom acintoso e quase furibundo com que essas críticas são feitas em colunas de opinião que os identificam como adeptos do Sporting.


De Jose Manuel Barroso a 18 de Fevereiro de 2012 às 00:46
Inteiramente de acordo, Pedro. Tambem me chamou a atenção esse sportinguismo balofo dos Gabriéis&Oliveiras. A argumentação do Gabriel é costumeira na sua mediocridade. A do outro é o bloquismo mental: o mundo seria diferente se a fada anti-tudo descesse à Terra. Para este Oliveira, poderiamos ficar em nono ou descer, desde que apurados para o final da Taça. Com 'amigos' destes o Sporting não precisa de inimigos.


De Pedro Correia a 18 de Fevereiro de 2012 às 23:52
O balanço que ambos fazem da era Domingos é fantástico. Merece ser emoldurado. Para mais tarde recordar.
Não é por acaso que hoje mesmo estreio uma rubrica com este nome no nosso blogue.


De André Salgado a 18 de Fevereiro de 2012 às 01:31
Falta dizer o óbvio: o adversário do Sporting é de longe o mais fraco das quatro equipas portuguesas envolvidas nesta ronda europeia.
O que me deixa mais espantado é o incentivo à ausência de massa crítica. Se o Benfica convidasse para treinador a águia vitória (o equivalente ao Ricardo Sá Pinto para as claques benfiquistas), eu, como benfiquista que me tenho, ficava siderado. Vocês aplaudem, porque não se pode dar tiros nos pés. Como aplaudiriam o Paulinho, se vier a ser a escolha seguinte. E já esteve mais longe.


De Francisco Almeida Leite a 18 de Fevereiro de 2012 às 16:19
O Legia de Varsóvia é a mais fraca? Mas olhe que eliminou o Spartak de Moscovo, que ainda em Outubro empatou 2-2 com o 'seu' Zenit. E que tem um palmarés infinitamente maior do que o 'seu' Zenit...
Quanto às ofensas ao Sá Pinto, ficam consigo. Vá lá preocupar-se com os Chalanas, os Sheu Han e os Diamantinos desta vida e deixe-nos em paz. o milhafre de que fala é a Viiktórya?..


De André Salgado a 18 de Fevereiro de 2012 às 18:31
Brilhante raciocínio, Francisco. O Marítimo venceu o Sporting, que tinha empatado com o Porto. Será o Marítimo uma equipa superior ao Porto? O Légia terá provavelmente um palmarés superior ao Manchester City. Logo, a próxima ronda vai ser um passeio, certo? Só a ideia de que o actual campeão russo, com o orçamento e os jogadores que tem, é inferior a uma equipa de terceiro ou quarto lugar da liga polaca, se é que acredita mesmo nisso, é já suficientemente cómica.
As únicas ofensas que conheço relacionadas com o Sá Pinto são corporais. Convidaram-no para director desportivo e durou 2 ou 3 meses, até se envolver em confrontos físicos com um jogador do próprio clube. Agora é o treinador. Boa sorte.
O Chalana e o Shéu foram treinadores de recurso para levar uma época até ao fim. Se fossem convidados para treinador principal, eu preocupava-me. Mais uma vez, boa sorte. Cada clube gere-se com a inteligência que tem.


De Pedro Correia a 18 de Fevereiro de 2012 às 23:49
A referência ao Paulinho foi muito infeliz, André Salgado. Costuma ser o último reduto de quem não consegue ter argumentos para um debate civilizado: confesso que esperava mais de si.
Ainda bem que está satisfeito com o treinador do seu clube. Recordo-lhe que esse treinador é sportinguista. Costuma ser uma boa carta de recomendação.


De André Salgado a 19 de Fevereiro de 2012 às 00:22
Pedro,

Repito o que que referi numa réplica mais abaixo: "qualquer dia até o Paulinho é treinador do Sporting", palavras do grande Hilário, o melhor lateral esquerdo da vossa história, certamente também a refugiar-se num último reduto que recusa o debate civilizado.
Naturalmente que estou. Porque é bom e não porque é alegadamente sportinguista, um critério absolutamente irrelevante. Fernando Santos era (e é) um assumido benfiquista e não cumpria os mínimos do meu critério de satisfação. E se me permite uma provocação, sendo o Jesus sportinguista mas também ambicioso e com vontade de ganhar, acredita que ele gostaria de treinar o Sporting?


De Pedro Correia a 19 de Fevereiro de 2012 às 00:49
Em resposta à sua pergunta: sim, não tenho a menor dúvida de que Jesus gostaria de treinar o clube a que esta ligado por laços afectivos, mais do que a qualquer outro.


De Outside a 18 de Fevereiro de 2012 às 21:00
Brilhante raciocínio!
Exceptuando a categoria do Legia, que será em principio a mais aquém, e o comparativo desta jornada europeia...falta dizer o óbvio ainda:
1.Ausência de massa critíca? Acha pouca coisa, interna e eternamente? Não escuto o estimado (sem ironias aqui) Rui Costa há uns tempos. No seu clube não existe critica porque é perfeito sendo que o mais que perfeito se encontra ao Norte onde o seu Presidente foi aprendiz de feitiçaria;
2.A águia associada a Sá Pinto, pela empatia com os adeptos? Qual das águias? na luz já avoaram algumas. Sá é Leão e garanto-lhe que em paixão/coração/vontade/crença será imbatível!
3. Paulinho será sempre aplaudido e estimado em Alvalade. (ponto) O seu comentário neste ponto é extremamente infeliz.
4. Finalmente é por existirem gaivotas assim que existem lagartos e vice versa.


De Pedro Correia a 18 de Fevereiro de 2012 às 23:51
Nenhum clube tem tanta massa crítica como o Sporting. Não se passa um dia sem lermos ou ouvirmos críticas ao Sporting proferidas por adeptos do próprio clube. Portistas e benfiquistas aplaudem, naturalmente.


De André Salgado a 19 de Fevereiro de 2012 às 00:09
Outside,

1. Registo as suas saudades do Rui Costa, o que engrandece não só qualquer sportinguista, como qualquer amante do futebol. Embora não perceba onde é que o Rui Costa entra nesta equação. Sportinguistas exortam outros sportinguistas a calarem as suas opiniões sobre a vida do clube, para não darem tiros nos pés. Tipo comer e calar. Isto nunca seria concebível no Benfica.
2. Não duvido da paixão/coração/vontade/crença do Ricardo Sá Pinto. Não chega. Se chegasse, o Manuel Fernandes era o treinador honorário do Sporting. Se chagasse, o Chalana (que é um tipo fantástico e adorado pelos benfiquistas, em especial pelos da minha geração) era o treinador honorário do Benfica.
3. "Qualquer dia até o Paulinho é treinador do Sporting" - palavras de Hilário, grande símbolo e talvez o melhor lateral esquerdo da história do Sporting.
4. Sim, vice-versa. Ao contrário do que pensa, eu tenho um enorme respeito pelo Sporting, que faz parte do imaginário da minha paixão pelo futebol. Sendo benfiquista, nunca seria capaz de conceber um blog onde, para dar prova de quem é mais sportinguista do que o outro, não são sequer capazes de dizer o nome do Benfica. É apenas triste, nada mais.


De Pedro Correia a 19 de Fevereiro de 2012 às 00:56
André: considero revelador e sintomático que seja um benfiquista a assumir as dores de dois comentadores com cachecol do Sporting. É um sinal inequívoco de que se revê no que esses comentadores escrevem.
A melhor prova de que não há nenhum problema em escrever aqui o nome Benfica é que até existe uma 'tag' criada para o efeito. Não muito concorrida, é verdade. Mas isso apenas porque nos preocupamos mais com a nossa casa do que com a casa dos outros.


De André Salgado a 19 de Fevereiro de 2012 às 01:49
Pedro: eu não tomo as dores de ninguém e muito menos as do Daniel Oliveira ou do Jorge Gabriel (não faltava mais nada...), que me são absolutamente irrelevantes.
Não é o que eu tenho lido. Nesta chafarica, o Benfica é tratado de lampiões para baixo, como pouco mais que um cão sarnento (até já fomos brindados por um post de elevado quilate, em que as sportinguistas eram glosadas por oposição às "porcas" das benfiquistas...). O nível a quem o merece.


De Pedro Correia a 12 de Junho de 2012 às 01:22
Uma andorinha não faz a Primavera, André. Nem devemos confundir a árvore com a floresta. Na política, nos blogues e no futebol.


De Outside a 19 de Fevereiro de 2012 às 18:04
Mencionei o Rui por simpatia, por vizinhança (Damaia) e pelo silêncio imposto (após a chegada de Jesus ao Benfica...coisas óbvias).
Sá Pinto não chega? Pode não chegar, caído assim do céu após (mais) uma rescisão com um treinador que deveria terminar a época, em conformidade com o projecto que me foi apresentado. Pode também ser mais que suficiente para este final de época onde o espírito, a garra e a determinação sportinguista dos jogadores será decisiva.
Tem certamente um enorme respeito pelo Sporting. Também o tenho pelo Benfica. Não obstante este prenuncio...a si como a mim, enervam certamente as gaivotas e os lagartos respectivamente. Fazem parte desde há muito nos nossos clubes e só contribuem para a descredibilização dos valores inerentes a cada instituição.

Para terminar, muito me desagradou esta ultima decisão da direcção, não duvidando do seu clubismo , mas com orgulho afirmo que não tem a prática nebulosa nem papista (não é só a Norte) de Vieira.
Era preciso um para derrotar um...e o Benfica seguiu essa linha de pensamento...por enquanto (sem russos nem angolanos), o Sporting não tem esse comportamento como trilho/ideal.

Fique bem.


De pedro oliveira a 19 de Fevereiro de 2012 às 08:47
O Paulinho (Santos) foi escolhido para treinador (adjunto) do Porto.
"eu, como benfiquista que me tenho, ficava siderado"
Como benfiquista que se tem, não ficou siderado quando Jorge Jesus esmurrou um jogador do Nacional dentro do terreno de jogo?
É que falam-se muito das alegadas agressões de Sá a Artur Jorge e a Liedson e esquecem-se as que ocorreram dentro dum campo de futebol há bem menos tempo...


De Pedro Correia a 19 de Fevereiro de 2012 às 18:43
Convém lembrar factos como esse, Pedro. Porque a memória das pessoas é muito selectiva.


De Fernando Albuquerque a 18 de Fevereiro de 2012 às 08:57
Infelizmente, ao longo dos anos têm existido adeptos que se dizem do SCP e quando estamos com problemas, em vez de proferirem incentivos parece que fazem de propósito e ainda querem afundar mais o clube. Aqui há anos pedi para numa Assembleia Geral correrem com um jornalista, (que dizem ser dos melhores neste País), de sócio do Sporting pois o homem só diz mal dos jogadores que vistam a camisola verde e branca. Passados estes anos continua na mesma. Ainda esta semana mais uma vez disse mal da defesa do SCP. Será possível que tendo 5 centrais nenhum agrade ao tal jornalista ? Não será um problema técnico, pois vejo equipas com piores jogadores que não sofrem tantos golos ?
Acho horrível estes pseudo- sportinguistas dizerem tanto mal do SCP, quando deveriam era no minimo serem leais e não atacarem só o que supostamente é a sua cor preferida. Saudações leoninas


De Pedro Correia a 18 de Fevereiro de 2012 às 23:45
Os jornalistas têm por dever deontológico relatar os factos de forma tão objectiva e tão imparcial quanto possível. Já dos comentadores de cachecol, que ocupam tribunas de opinião nas televisões e nos jornais por serem do Sporting e usarem cachecol verde e branco, é de esperar que concentrem o essencial do espaço e do tempo de que dispõem não para disparar contra o próprio clube mas para criticar os adversários do clube. Infelizmente, no caso do Sporting, não é isso que acontece.
Saudações leoninas.


De Jose Manuel Barroso a 19 de Fevereiro de 2012 às 01:54
Um clube que elegeu Vale e Azevedo e que tem um presidente que foi socio do FCP, quando era aliado do dele no Alverca - no tempo do tal 'sistema' - não merece muitos comentarios. [E que teve outro presidente que andava a mamar na teta portista, a ver se escorria alguma coisa, lá nos intervalos do 'sistema' (e escorrem ainda umas dormidas num hotel de Lisboa)]. Que vivam felizes e contentes, que alguns adeptos arranjem muitos blogs e que tenham muitos meninos viktoryanos. Mas não venham ocupar o espaço dos outros. Aqui não há papoilas saltitantes, isso é na etar da luz.


De André Salgado a 19 de Fevereiro de 2012 às 15:23
Ah valente!
Um clube que elegeu Jorge Gonçalves, Sousa Cintra, Santana Lopes e o "Cotonete" Bettencourt, e ainda assim cheio de moral. Mas deixemos o passado ao passado. Um clube que elegeu o actual presidente debaixo de escolta policial (para protegê-lo dos próprios sócios), que tem como vice-presidente um jagunço incendiário e agora como treinador um ex-director desportivo demitido por ter andado aos socos com jogadores da própria equipa. Isto nem no circo Chen.

Nota 1. O nosso presidente foi sócio do FCP como era sócio de muitos outros clubes, inclusive do Sporting (é o que se chama um gesto de cortesia, que deviam agradecer: alguém que pagasse as cotas).

Nota 2. Tens mesmo a certeza que queres falar em "mamar na teta portista"? Como é que achas que ganharam umas taças e umas idas à liga dos campeões nos últimos anos, enquanto se acomodavam a não ameaçar o Papa, com honrosos segundo lugares, que era aquilo para que se deixavam "estar talhados"? Queres maior cumplicidade do que esta, com gravoso prejuízo para a vossa actual capacidade competitiva? Continuam a não perceber nada do que se passou e de como chegaram até aqui...

Abraço


De Fernando Albuquerque a 19 de Fevereiro de 2012 às 10:49
Estou completamente de acordo consigo. Infelizmente os nossos jornalistas, que se dizem simpatizantes e são muitos só dizem mal do SCP. A mim faz-me confusão , como é que ainda não notaram que os jogadores que o SCP este ano contratou são na maioria dos casos internacionais no seu País. Futebolistas vindos de Países como a Holanda, EUA, Chile, Argentina, Brasil, Portugal, Espanha etc. donde são provenientes os nossos jogadores não servem para jogar no SCP ? Têm falta de qualidade ? A maioria dos jogadores que os nossos adversários dizem valer milhões ninguém os conhecia., outros andavam a ser tratados como "lixo" ( Exemplo o sportinguista do R.Madrid, que agora se virou), tantos exemplos que aqui poderia citar e quando chegam ao nosso clube perdem cotação e qualidade! Algo vai errado no reino do leão. É bom que se fale nestes assuntos, pois estamos fartos de treinadores que mandam os nossos jogadores embora e depois são vedetas nos outros clubes. Espero que o Salomão, que está a fazer uma grande época. regresse e depois não seja vendido a preço de saldo, que é o costume da casa- Saudações leoninas.


De Pedro Correia a 19 de Fevereiro de 2012 às 18:41
Subscrevo as suas palavras, Fernando. E tomo a liberdade de destacar estas, que merecem o meu aplauso: « Estamos fartos de treinadores que mandam os nossos jogadores embora e depois são vedetas nos outros clubes. Espero que o Salomão, que está a fazer uma grande época, regresse e depois não seja vendido a preço de saldo.»


De Outside a 19 de Fevereiro de 2012 às 22:07
Independentemente do resultado final e sobre tiros monumentais em pés nossos:

Em Alvalade, no primeiro jogo de Sá, escutam-se demasiados assobios, demasiados mesmo...e assobia-se Polga!, assobia-se o nosso Capitão!!! Surreal! Fico sem palavras..

SL



De Pedro Correia a 20 de Fevereiro de 2012 às 10:29
Também eu fico sem palavras. E partilho a sua perplexidade.


De Fernando Albuquerque a 20 de Fevereiro de 2012 às 09:49
Faz-me confusão como o Pedro consegue ter pachorra para aturar um tal Salgado, que se devia preocupar com os problemas que tem no seu clube e não vir para aqui dar bocas porcas, pois deveria ter respeito por uma pessoa que infelizmente para ele, devido a problemas fisicos, consegue levar uma vida saudável e que muitas pessoas como ele não conseguem.

Julgo que o Pedro pode não publicar os comentários desse tal Salgado e se me permite faça isso, pois não queremos estar mal acompanhados.

Saudações leoninas


De Pedro Correia a 20 de Fevereiro de 2012 às 10:31
Percebo perfeitamente a sua indignação, Fernando. Acredite. Mas o ódio dos adversários ao nosso clube insere-se na chamada lógica natural das coisas. Já as críticas permanentes e persistentes de sportinguistas ao Sporting me parecem muito mais inexplicáveis.


De André Salgado a 21 de Fevereiro de 2012 às 13:19
Segundo o Fernando Albuquerque, a vossa antiga glória Hilário Conceição "dá" bocas porcas ao próprio clube: "qualquer dia até o Paulinho é treinador do Sporting" (sic).
Recomendam censura interna, para não dar tiros nos pés (como vos percebo...), e recomendam censura às opiniões dos que não cantam o hino do Sporting. Com a enorme profusão de jornalistas que habita este espaço, não deixa de ser notável. Pelos vistos, os sportinguistas apenas gostam de se ouvir falar em looping, de si e para si próprios... enfim... que façam bom proveito.

Um abraço aos que conheço, as melhoras aos restantes.


De Pedro Correia a 21 de Fevereiro de 2012 às 13:32
Ninguém aqui, como é óbvio, defende a censura. Mais: há aqui vários militantes activos contra qualquer tipo de censura. Aliás esta caixa de comentários serve para comprovar que acolhemos as opiniões de quem nos critica com toda a frontalidade. Mas era o que faltava não podermos nós próprios criticar quem muito bem entendemos.


De André Salgado a 21 de Fevereiro de 2012 às 19:26
Pedro,

1. É sugerido por um tipo com alguma graça, um tal de leão Albuquerque, que os meus comentários não sejam publicados. O Pedro diz perceber-lhe a indignação(?).
2. Acho muito bem que haja por aqui vários militantes activos contra qualquer tipo de censura. Espero que tal não signifique haver também alguns a favor.
3. A ver se nos entendemos: se é o próprio Sporting quem promove a exposição mediática do Paulinho, não parece razoável que espere uma espécie de tabu, que não permita brincar com essa importância mediática que lhe é dada. É isto, Pedro. O resto são palermices complexadas.
4. Mas como as palermices complexadas nunca perdem a capacidade de nos supreender, já fui mimoseado por "dar bocas porcas" ou não ser capaz de "argumentar num debate civilizado" (uma pomposidade que poderia ser tema para um Prós e Contras). Entretanto, continuo a registar o silêncio sobre a frase do Hilário, talvez a mais atrevida sobre o Paulinho. Deve ser dessa ancestral arte leonina: quando a realidade incomoda, fazemos de conta que nunca aconteceu.

Um abraço e um forte rugido para o leão Albuquerque


De Fernando Albuquerque a 20 de Fevereiro de 2012 às 12:10
A propósito de Sportinguistas, como anteriormente já afirmei apenas compro o jornal DN. No sábado passado vem um artigo (canal livre) do director João Marcelino. Tinha uma grande consideração por este jornalista, pois tanto no desporto como na politica julgava eu que seria uma pessoa imparcial, além de ser Sportinguista.
Esse tal artigo começa assim " O Sporting é sobretudo um clube de futebol, e esta semana, como é velho costume . mudou mais uma vez de treinador " Continuando a ler o artigo de facto tem várias verdades que todos nós temos conhecimento, mas que eu nunca vi o JM apontar aos outros clubes.
Para saber a história do SCP pode contactar o nosso clube e vai ter uma surpresa é que em Portugal nenhum clube tem mais trofeus ganhos em todas as modalidades e na Europa só o Barcelona se compara. Falta de conhecimento, pois não acredito na outra versão. Quanto ao treinador se for ao DN de 14/2, pode verificar que nos últimos 12 anos o SCP teve 14 treinadores (incluidos Leonel Pontes (1 jogo) e Alberto Cabral ( idem) , o FCP teve 10 e o clube da segunda circular 11. Não percebo esse velho costume que aponta. Por favor não me obrigue a mudar hábitos de leitura que faço há muitos anos ainda o JM não estava no DN. Porque não faz um artigo sobre os roubos feitos ao seu clube durante várias décadas ? Os últimos 12 anos também servem para perceber esse fenómeno. Saudações leoninas


Comentar post

Autores
Pesquisar
 
Posts recentes

Nada sucede por acaso

Os nossos comentadores me...

Os melhores prognósticos

O dia seguinte

Nem se dão ao incómodo de...

Os nossos comentadores me...

Isto é o Sporting!

Limpinho, limpinho

Ao Edmundo

Pódio: Bruno César, Gelso...

Arquivo

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Tags

sporting

memória

comentários

selecção

bruno de carvalho

leoas

vitórias

prognósticos

há um ano

jorge jesus

campeonato

balanço

slb

arbitragem

benfica

mundial 2014

jogadores

rescaldo

taça de portugal

liga europa

godinho lopes

eleições

euro 2016

árbitros

ler os outros

futebol

golos

clássicos

comentadores

nós

marco silva

crise

scp

cristiano ronaldo

análise

chavões

formação

humor

slimani

liga dos campeões

todas as tags

Mais comentados
158 comentários
155 comentários
152 comentários
136 comentários
132 comentários
114 comentários
112 comentários
Ligações
Créditos
Layout: SAPO/Pedro Neves
Fotografias de cabeçalho: Flickr/blvesboy e Flickr/André
blogs SAPO
subscrever feeds